terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Há 66 anos...Janary Nunes assumia o Governo do Amapá

(Foto: Reprodução/MHA)
Clique na foto para ampliá-la
(Foto extraída do acervo do Museu Histórico do Amapá)
Ano 1944 - Governador Janary Nunes e seus principais auxiliares.
A região hoje ocupada pelo Estado do Amapá, foi desmembrada do Estado do Pará, pelo Decreto-lei n° 5.812, de 13 de setembro de 1943, constituindo o Território Federal do Amapá.
Em 27 de dezembro de 1943 Janary Nunes era nomeado, pelo presidente Getúlio Vargas, governador do Território Federal do Amapá, aos 31 anos.
Em 25 de janeiro de 1944, após receber das mãos do governador do Pará todos os bens patrimoniais existentes na região, Janary Nunes toma posse como o primeiro governador da história do Território do Amapá.
Em seu governo construiu escolas e postos de saúde nos municípios, mandou edificar casas para diretores e funcionários, construiu grupos escolares, entre eles o Barão do Rio Branco (situado na praça do mesmo nome); a Escola Industrial de Macapá, (ex-Ginásio de Macapá - hoje Escola Integrada de Macapá); Escola Doméstica de Macapá - ex-Ginásio Feminino de Macapá - hoje Escola Estadual Irmã Santina Riolli); a Escola Normal de Macapá - ex-Instituto de Educação do Amapá (IETA); o Hospital Geral de Macapá (a primeira unidade de saúde da capital).
Também durante seu governo foram implantadas a agricultura e a pecuária, criando-se pólos de produção como a Colônia Agrícola do Matapi e o posto agropecuário da Fazendinha.
Deu início ao ordenamento urbanístico de Macapá, construindo conjuntos residenciais.
Em seu governo que foi conseguida a aprovação do projeto de construção da Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes e a exploração do manganês pela Icomi.
Outra ação meritória foi a retomada das obras de construção da BR-156 entre Macapá e Oiapoque.
Iniciou-se a implantação da Companhia de Eletricidade do Amapá e da Companhia de Água e Esgotos.
Em 23 de abril de 1945, por sua ação direta, foi criado o município de Oiapoque.
Em 1947 consegue eleger seu irmão Coaracy Nunes deputado federal, pelo PSB.
No período de setembro a outubro de 1954, foi substituído por Theodoro Arthou, voltando em 1955, e permanecendo até 1956.
Janary Nunes faleceu no Rio de Janeiro em 15 de outubro de 1984.
(Informações históricas: Edgar Rodrigues)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...