quinta-feira, 10 de novembro de 2011

ESPECIAL: O CLÃ LIBERAL DO LAGUINHO

Por Fernando Canto (*)

(Foto: Reprodução do blog Canto da Amazônia)
(Foto reproduzida do blog Canto da Amazônia)
"Do final de 1972 até maio de 1973 existiu o Clã Liberal do Laguinho, um clube de artistas e jovens do bairro, que se reuniam no aprazível quintal do seu João de Deus. Nele realizávamos reuniões festivas para mostrar a nossa produção, tomar banho no lago do Poço do Mato, comer feijoada e tacacá (feito pela dona Maria Piçarra), namorar e jogar conversa fora nos dias de domingo.
Nossa alegria durou até que chegou o “Engasga-engasga”, quando a polícia e o exército começaram a prender gente considerada subversiva, espalhando terror e psicose coletiva, a mando da ditadura militar. Prenderam o Odilardo Lima nos porões da Fortaleza de São José, juntamente com outros suspeitos de serem estranguladores. Não conformados com isso, mandaram o então tenente do NPOR Amaury Farias – que era nosso amigo de pelada no campo próximo ao Cine Macapá - prender o João de Deus Filho e eu. O Azolfo Gemaque já esperava a gente, também preso, no quartel do Exército.
E assim o Clã se acabou, mas restou essa foto, batida num domingo em que o Disk Jockey João Lázaro transmitiu o seu programa ao vivo daquele inesquecível lugar, que tinha um bosque e um lago. É do acervo do Azolfo. Data de novembro de 1972. Nela estão o Celso Leite, Nardo, Azolfo, Gracinha, Mauro Cordeiro, Anauto. Na fila do meio estão: Juvenal Canto (ao violão) Palito, Lulu, Inaldo, Rosa, Antonio Paca, Leonardo Vilhena, Marinho Uchôa. Sentados: Guilherme Canto, Nicomedes Cordeiro, Zeca do Sinval, Jamil Valente, Odilardo Lima Torres, Major, Almiro e João Rabelo. Também estão: Régia, Oscarina, Concita, Eliza e algumas crianças.
O presidente do Clã era o Manoel Bispo. Olivar Cunha, Ray Cunha, R. Peixe e Sílvio Leopoldo eram frequentadores ativos, entre tantos outros poetas e artistas de Macapá."
(*) Professor, poeta, escritor e compositor amapaense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Foto Memória de Macapá: Pioneiros de Macapá

Trazemos para o Porta-Retrato foto compartilhada pelo amigo Luiz Pessoa, com imagens de um evento social e esportivo, no início dos anos...