terça-feira, 15 de novembro de 2011

Os primórdios da Exposição de Animais e Produtos Econômicos

(Foto: Reprodução de arquivo)
Em 1947 - Governador do ex-Território Federal do Amapá Janary Gentil Nunes, discursa durante o lançamento da 1ª Exposição de Animais e Produtos Econômicos.
O evento aconteceu às 17h, do sábado, 13 de setembro de 1947, na Praça Barão do Rio Branco. À cerimônia estavam presentes o então Prefeito de Macapá, José Serra e Silva, o Juiz de Direito José de Ribamar Hall de Moura, o Ten. Uadih Charone, Comandante da Guarda Territorial, e  seu irmão Deputado Coaracy Gentil Nunes, entre outras pessoas convidadas.
Resumo histórico - A partir de 1966 o evento passou a ter instalações próprias, com a adequação da infraestrutura inicial de uma fazenda-modelo do governo territorial. Assim, como os conhecimentos do saudoso mestre de obras José Procópio, foi montado um Parque de Exposições, inicialmente com edificações rudimentares. Com o auxilio dos  engenheiros agrônomos pioneiros como Nady Bastos Genu, da então Divisão de Produção, passaram a ser oferecidas aos visitantes produções de leite, queijo, farinha, ovos, pintos de granja, bovinos, suínos, caprinos e equinos. Juntamente com esta produção animal, aos poucos o  Parque de Exposições foi cedendo lugar a outras atrações, que eram oferecidas em estandes, como eletrodomésticos, veículos, máquinas da rotina doméstica.
(Fonte: historiador Edgar Rodrigues/Secom)
(Republicado com atualizações em 15/11/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...