sábado, 26 de novembro de 2011

ESPORTES: Avertino Loureiro Accioly Ramos

(Foto: Reprodução de arquivo)
O desportista Avertino Loureiro Accioly Ramos  era um dos mais completos atletas do Norte do Brasil. Amapaense, nascido na cidade de Macapá no dia 17 de agosto de 1930, em uma época em que aquela gleba pertencia ao Estado do Pará. Filho do ex-Prefeito de Macapá Coronel Otávio Accioly Santiago Ramos e D. Paula Loureiro Accioly Ramos residiam na Praça Teodoro Mendes, atual Veiga Cabral, e possuíam um terreno às margens do rio Matapi, no Distrito de Porto do Céu, chamado Retama (palavra de origem guarani que significa pátria), onde o desportista passou quase toda a sua infância. Fez o curso primário em Macapá, seguindo logo depois para Belém com o objetivo de cursar o Ginásio e o Secundário, visto que, na época, apenas o curso primário funcionava em Macapá; em Belém, além de estudar, Avertino dedicou-se ao esporte, ingressando como juvenil no Paissandu, praticando o vôlei, o basquete e o futebol. Conseguiu ser campeão de futebol juvenil pelo "Papão da Curuzu", figurando também no time principal de voleibol do Alvi·Azul paraense.
Tanto no basquete como no futebol e no vôlei, demonstrou ser um grande atleta, consciente e disciplinado. Era ídolo da torcida bicolor do Pará. Após concluir seus estudos secundários em Belém, regressou para Macapá, ingressando no quadro de Funcionários do Governo do Amapá e no Esporte Clube Macapá. A exemplo do que havia feito no Payssandu, defendeu o Esporte Clube Macapá nos campos de futebol e nas quadras, jogando vôlei e basquete. As três modalidades. Foi excelente atleta. Integrou todos os selecionados do Amapá que se deslocaram para as mais diversas partes do Brasil, para disputar campeonatos da categoria, no âmbito nacional. Pendurou as chuteiras em 1965, quando tinha um título de hexacampeão (1954, 1955, 1956, 1957, 1958 e 1959). Após abandonar a prática do esporte, permaneceu ligado a eles como incentivador, sendo inclusive Diretor de Esporte do E. C. Macapá e Presidente da Federação Amapaense de Voleibol. Fora do esporte caracterizou-se como exemplar funcionário público, dedicado chefe de família, amigo sincero e leal. Faleceu às 8 horas do dia 17 de outubro de 1975, em pleno exercício de suas atividades, no Pronto Socorro "Oswaldo Cruz", Unidade Hospitalar da Secretária de Saúde, onde era lotado.
(Fonte: Livro Personagens Ilustres do Amapá Vol. I, de Coaracy Barbosa - edição 1997)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...