segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Momentos de Álvaro da Cunha

Recebemos inúmeras fotos que pertencem ao acervo da família do poeta Álvaro da Cunha, que nos foram gentilmente cedidas, via e-mail, por sua filha Hiléia Cunha, diretamente do Rio de Janeiro.
São registros históricos raros, do período de estada do poeta no Amapá, com inúmeras participações do mesmo, em eventos culturais da capital amapaense.
Estas primeiras imagens, com datas e locais desconhecidos, registram momentos de Álvaro da Cunha  em um único evento compartilhado com amigos e outros colegas intelectuais de Macapá. O palco, nos leva a presumir ter sido realizado num clube da cidade.
Nesta primeira foto, conseguimos identificar as seguintes pessoas, a partir da esquerda: Álvaro da Cunha ao microfone tendo ao lado o radialista Agostinho Nogueira de Souza, locutor da Rádio Difusora de Macapá, cobrindo o evento para e emissora oficial.
Na mesa (de branco), com sua esposa Iracimar, o Sr. Raimundo Osmar Pontes Holanda, que foi representante do Território do Amapá, em Brasília.
À direita, na mesa, está Armando Cunha(de terno escuro), um dos irmãos de Álvaro, que foi chefe de gabinete do governador. Além dele, haviam os irmãos Elza Cunha Craveiro, Emília, Alberto e Aluisio Cunha, todos falecidos.
Os músicos que estão por trás, no palco, integravam o conjunto da antiga Guarda Territorial. Reconhemos entre eles o Biroba (terno claro) junto à parede, na bateria; e à direita no palco de terno escuro, o músico Amilar Brenha.
Na foto 2 – Da esquerda para direita, poeta Alcy Araújo e o radialista Agostinho Nogueira de Souza. Ambos foram diretores da Rádio Difusora de Macapá. Alcy Araújo (1977) e Agostinho Souza em 1954 e 1962.
Na foto 3 – Agostinho Souza e Dr. João Telles, que foi Secretário Geral e Governador substituto do Território do Amapá.
Na foto 4 – Poeta Álvaro da Cunha.

Um comentário:

  1. Que maravilha João Lázaro! Conseguir acervo de fotos do Álvaro da Cunha. Vai ficar melhor ainda e eu vou copiar todas para mim. O grande poeta Alvareo da Cunha era amigo de meu pai e padrinho do Alcione

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...