sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Do fundo do baú: Amapaenses Miss Pará

Nesta relíquia do acervo do amigo Ernani Marinho, via Facebook, vemos a amapaense Orlandina Mendes, filha do pioneiro Ermídio Mendes, que atuava na Divisão de Segurança e Guarda, e irmã do conhecido Miguelão, quando de uma visita a Macapá, convidada pelo Governo do Território e Círculo Militar, após ter sido eleita Miss Pará-1971.
A foto mostra o momento em que Orlandina (à esquerda) recebia das mãos da amapaense Ronele Souza uma lembrança do Círculo Militar.
Ernani conta que, juntamente com o jornalista Syllas Assis, foi designado para acompanhar a Miss na sua programação em Macapá, razão porque aparecem com destaque na cerimônia.
Duas amapaenses, na década de 70, conquistaram o título de beleza de Miss Pará. Orlandina Ferreira Mendes, foi a primeira a vencer o Concurso, em 1971. Depois, em 1973, foi a vez de Margarida Monchery, brilhar na passarela paraense.
Também na imagem reconhecemos o amigo Agord Pinto, bem novinho, atrás da Orlandina.
Fonte: Ernani Marinho

3 comentários:

  1. JOÃO(?) POR ONDE ANDA ORLANDINA QUE MORAVA PROXIMO A SEDE DOS ESCOTEIROS DO LAGUINHO, IRMA DO MIGUEL, MINGUTA,E MUITOS OUTROS( 5 OU 8.) E QUE QUANDO PASSEAVA DE BICICLETA VESTINDO SHORT.
    FAZIA PARAR O TREINO (O JUVENTUS N'AQUELA EPOCA TREINAVA NO CAMPO PRINCIPAL DOS ESCOTEIROS, A ESCAVAÇÃO DA PISCINA,E VOZ DO SERGIO MURILO SAINDO DO SISTEMA DE AUTO-FALANTES BEM NA LATERAL DA QUADRA DE FUTSAL).
    LUIZ JORGE.

    ResponderExcluir
  2. João olha só a expressão do Ernani Marinho olhando a nossa querida e linda ORLANDINA ela era de parar o transito, conheci toda sua família, todos pessoas muito boas.

    ResponderExcluir
  3. SAUDADES ETERNAS

    AINDA MERGULHADOS NESTA IMENSA SOLIDÃO, NESTE MOMENTO SUBLIME DE ORAÇÕES PEDIMOS LICENÇA E, COMO FORMA DE EXPRESSÃO DE NOSSA FÉ NAQUELE QUE PODE TUDO, DIRIGIR-LHES NOSSA SINGELA PRECE.
    OH! DEUS.
    EM SUA INFINITA BONDADE, ROGAMOS A TI, VERDADEIRAMENTE GRANDE ARQUiTETO DO UNIVERSO, QUE CONCEDAS Á NOSSA SEMPRE QUERIDA, ORLANDINA (ESPOSA, MÃE E AVÓ), QUE DIA 05/01/2022 CHAMASTES, DURANTE SUA CURTA TEMP ORADA ENTRE NÓS REGISTRANDO SUA HISTÓRIA, AO ACOLHE-LA EM SUA CASA, ROGAMOS-LHE, SEU PERDÃO ETERNO.
    HILDER (VIÚVO); EVELINE, EVELANE e EVELISA (FILHAS); RENATO e LUANA (NETOS); e REGIS (GENRO).

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA CULTURA AMAPAENSE > DONA VENINA, GRANDE DAMA DO MARABAIXO DO AMAPÁ

Tia Venina marcou a história das mulheres da família e do Quilombo do Curiaú, situado na Zona Rural de Macapá. A sua trajetória é uma inspir...