quinta-feira, 23 de abril de 2015

Memória da Cidade de Macapá: O Pioneiro ARTHUR NEVES DO NASCIMENTO – Dono da antiga Farmácia e Drogaria Neves

A necessidade de implantação da infraestrutura do recém criado Território Federal do Amapá, desmembrado do Pará, através do Decreto-lei nº 5.812, de 13 de setembro de 1943, obrigou o primeiro governador a importar mão de obra de outros estados, principalmente do Pará.
Em meio à revoada de pioneiros estava o Sr. ARTHUR NEVES DO NASCIMENTO, um dos primeiros moradores da antiga Praça Teodoro Mendes, em frente ao Mercado Central.







Seu Arthur era Acreano de Brasileia onde nasceu em 04 de junho de 1911; foi para Belém na época da 2ª guerra mundial e trabalhou por algum tempo no Aeroporto de Val-de-Cãns. Ele também foi atleta de regatas do Clube do Remo. Seu Arthur era um cidadão muito reservado e de poucos amigos fiéis.


Em Belém, conheceu a Sra. Inezelina da Silva Nascimento com quem se casou e posteriormente, foram para o Amapá. Dona Inezelina, trabalhava numa fabrica de biscoito, na capital paraense. Em Macapá ela trabalhou como enfermeira da Maternidade e depois se tornou parteira, conhecidas como "curiosas" mas, segundo relatos, foi depois de mãe Luzia que ela se destacou, juntamente com Dona Raimunda Uchôa, mãe do Nando dos Cometas, falecida em 2013.
Ao chegar a Macapá, seu Arthur trabalhou como pedreiro na construção do Hospital Geral de Macapá, e na residência do governador, integrando a equipe  contratada por Janary Nunes.
Depois desse período inicial, Seu Arthur Neves do Nascimento montou a Farmácia e Drogaria Neves, na Av. Antônio Coelho de Carvalho, na Praça do Mercado Central, anexo à sua residência.
Cônscio de suas obrigações legais e responsabilidades fiscais, seu Arthur, buscou assessoramento de profissionais habilitados e disponíveis na cidade, tais como o também pioneiro, Bioquímico Rugatto Boettger que prestava serviços como Farmacêutico, enquanto Salomão Alcolumbre e Lourenço Almeida cuidavam da parte contábil do estabelecimento.
A Farmácia e Drogaria Neves funcionou até um ano depois do falecimento de seu Arthur, em 11 de março de 1974.
Dona Inezelina, nascida em 17 de junho de 1917, faleceu em 06 de agosto de 1994.
O casal não teve filhos biológicos. 
Apenas adotou o amigo Artur Neves do Nascimento Filho, que prestou as informações ao blog.


Artur Neves, é macapaense, tem 58 anos, Tec. em Agropecuária de formação, e tem uma prestadora de serviços em Macapá, onde reside, com a esposa, filhos e netos.

Fotos do acervo da família, gentilmente cedidas ao blog Porta-Retrato.

Um comentário:

  1. Édi Prado - Lembro dessa família. O Artur Neves cuidava da farmácia e sempre mantendo a paz e a tranquilidade. Sempre cordial. Que bom resgatar essa lembrança da Farmácia Neves.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...