terça-feira, 19 de julho de 2016

Foto Memória da Educação do Amapá: Grupo Amapá - Inauguração

 Ano 1967 - Fotos históricas da cerimônia de inauguração do Grupo Escolar Amapá, pelo Governador Luiz Mendes da Silva, e pelo então Prefeito Municipal de Macapá, Engenheiro Douglas Lobato Lopes.
Resumo Histórico - O Grupo Escolar Amapá, inaugurado em 27 de março de 1967, foi construído pelo Governo Municipal, para atender crianças na fase escolar de 7 a 14 anos, facilitando assim, o maior acesso delas à educação.
Quando em 1975, foi implantada a Reforma de Ensino na Rede de Escolas Municipais, passou a denominar-se Escola Municipal de 1º Grau Amapá; tal denominação, se deu ao fato de homenagear o Amapá, como unidade federativa, tendo como entidade mantenedora a Prefeitura Municipal de Macapá, com sede e foro em Macapá; está vinculada ao Departamento de Educação e Cultura para fins de supervisão ao Sistema de Ensino Municipal. A partir da implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9394/96, passou a denominar-se ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL AMAPÁ, Localizada na rua Jovino Dinoá, nº 3188, bairro do Trem.
Dois objetivos nortearam a implantação dessa instituição: o constitucional evidenciado pela necessidade da Prefeitura de Macapá atender a clientela de estudantes do ensino fundamental; e o da carência de escolas municipais, visando atender a comunidade, disponibilizando salas de aula para seus filhos, tendo como natureza precípua o ensino fundamental.
Seu primeiro diretor foi o professor Jurandir Moraes dos Santos.
O estabelecimento trabalha com um contingente de 70 funcionários para atender uma clientela de 680 alunos, regularmente matriculados, distribuídos em diversas turmas de 1º ano fundamental a 8ª série, EJA - Educação de Jovens e Adultos e Ensino Especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...