quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Memórias da Cidade de Macapá: PRIMEIRO CAMPEONATO AMAPAENSE DE FUTEBOL.

Antes da criação do Território Federal do Amapá, em 1943, os poucos habitantes da cidade de Macapá - até então pertencente ao estado do Pará - brincavam suas peladas num campinho situado ao norte no antigo Largo da Matriz, tendo ao centro a Travessa Siqueira Campos (atual Mário Cruz), em direção ao Rio Amazonas.
Com o advento do Território, o local passou a ser palco de jogos dos primeiros times formados na cidade, antes da fundação do Estádio Glycério Marques, em 1950.
Na parte sul da área - onde hoje está erguido o Teatro das Bacabeiras - existia um outro campinho de pelada dos garotos.
Nilson Montoril, conta detalhes da movimentação esportiva daquela época:
”O primeiro Campeonato Amapaense de Futebol, organizado pela Federação de Desportos do Amapá foi realizado a partir de novembro de 1947, contando com a participação do Esporte Clube Macapá, Amapá Clube, Cumau Esporte Clube e Construção Esporte Clube (congregava operários das obras governamentais). O Macapá conquistou o título. Quando foi criado o Território Federal do Amapá, a 13 de setembro de 1943, só havia dois times de futebol em Macapá: Panair Esporte Clube e Serviço Especial de Saúde Pública-SESP, do qual se originou o Amapá Esporte Club, mais tarde Amapá Clube. 
A Federação de Desportos do Amapá foi fundada em 1945, mas custou a organizar-se. Os clubes não tinham plantéis registrados. Os jogadores atuavam por mais de dois times, principalmente os que formavam no Construção. 
O campo da praça Capitão Augusto Assis de Vasconcelos (Veiga Cabral), não tinha as medidas oficiais, cercado e arquibancadas amplas. Nem sempre havia redes nas balizas. O time do Macapá era o mais entrosado. A maioria dos atletas veio de Belém mediante oferta de emprego. O primeiro campeão da era Estádio Municipal/Glycério Marques (denominação a partir de janeiro de 1956) foi o Amapá Clube.”
 Fonte:Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...