sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Foto Memória de Macapá: “Boca Rica”, o primeiro relojoeiro da cidade!

Edgar Ferreira de Almeida, paraense, natural de Soure/PA, nascido em 10/06/1914, foi o primeiro relojoeiro da cidade, conhecido como “Boca Rica”, em razão dos dentes de ouro que ostentava, coisa fina de época.
Era carpinteiro e pedreiro, mas foi para o Amapá para trabalhar como relojoeiro, abrindo a “Relojoaria Volante”, localizada na Av. General Gurjão, próxima à Rua São José.
Casou no final dos anos 40, com Diva Pereira Maciel, amapaense, atualmente com 81 anos.
Ganhou duas vezes na loteria, empreendendo o ganho na compra de sua residência e tratamento do câncer (pulmão) em Belém, razão pela qual veio a falecer em 1971. Fonte: Rogério Castelo SEMA/AP
Segundo o jornalista João Silva, "a "Relojoaria Volante" ficava  em uma ou duas portas de uma casa enorme de paredes grossas feitas de pedra, na General Gurjão, esquina com a São José, onde morava uma velhinha que se chamava Mariinha, pegada à casa do pessoal do Sr. João Barca," bem ao lado do antigo casarão da Dona Sophia Mendes Coutinho, mãe da professora Guita.
O historiador Nilson Montoril, também conta que “Seu Edgar, popularmente conhecido como "Boca Rica" exercia a profissão de relojoeiro e residiu à Avenida General Gurjão, trecho compreendido entre as Ruas São José e Coronel José Serafim (depois Tiradentes) ocupando cômodos de um velho casarão que funcionou como cadeia pública de Macapá por muito tempo. Era um cidadão de hábitos simples e gostava de conversar sobre política e futebol. Vibrava com os feitos do Paysandu Sport Clube. Durante alguns anos foi submetido a tratamento de uma pertinaz tuberculose havendo necessidade de ficar internado no Hospital dos Servidores Públicos, no Rio de Janeiro. Recuperado da doença retornou à Macapá. Consertava qualquer tipo de relógio. Sua vida foi devotada à profissão já mencionada. Foi nosso vizinho.”
Fotos: Do acervo pessoal e do João Silva.
(Post reeditado e atualizado em 18/01/2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FOTO MEMÓRIA – PIONEIROS DO AMAPÁ

Médico e amigo Leão Zagury envia, do Rio de Janeiro , para o blog Porta-Retrato-Macapá , mais uma rara relíquia de seu baú de lembranças! Na...