terça-feira, 19 de março de 2019

Dia 19 de março: Fundação dos Jornais Amapá e A Voz Católica

Em 19 de março de 1945 circulou pela primeira vez, em Macapá, o jornal AMAPÁ, (extinto) de propriedade do Governo do ex-Teritório Federal do Amapá,...
...tendo como primeiro diretor Paulo Eleutério Cavalcante de Albuquerque.
Dezessete anos depois, surgia o Jornal A Voz Católica fundado em 19 de março de 1962, dia de S. José,...
...por Dom Aristides Piróvano, primeiro bispo prelado de Macapá. Atualmente está extinto, também. Era um periódico semanal, com tiragem média de mil exemplares. Iniciativa da então Prelazia de Macapá. 
O órgão religioso, teve como seu primeiro editor o padre Jorge Basile,...

Foto;Reprodução web: http://memoriadaliteraturadopara.blogspot.com
...auxiliado pelo cônego Ápio Campos.
O jornal surgiu para divulgar as notícias da Igreja Católica em Macapá, mas também em sua linha editorial havia publicação de notícias sobre o cotidiano do Território do Amapá. A grande importância da Voz Católica, é que nele poderiam ser publicadas notícias censuradas pelo órgão oficial do Governo (jornal Amapá). Resistindo aos caprichos e exageros da ditadura militar, a Voz Católica ficou entre nós até meados de 1974, quando desapareceu, juntamente com a Rádio Educadora São José. Entre outras notícias, a Voz Católica publicou: 1 - A instalação do "Tiro de Guerra 130" (AVC 20.02.1962); 2 – A criação da Guarda Noturna de Macapá, pelo tenente R-2 Uadih Charone, à época comandante da Guarda Territorial (AVC 01.03.1963); 3 – A fundação da Associação Amapaense de Imprensa, ocorrida em 14 de abril de 1963, no pavilhão da então Piscina Territorial, às 20h30min, pelo governador Terêncio Porto, e o desportista Paulo Conrado (AVC 15.04.1963); 4 – A fundação da Sociedade Esportiva e Recreativa São José (AVC 16.05.1963); 5 – A publicação do primeiro Manifesto Popular Pró-Estado do Amapá (AVC 09.06.1963).
(Fonte: EDGAR RODRIGUES)

Um comentário:

  1. O jornal também, especialmente nas primeiras edições, tem uma série de reportagens difamatórias e doutrinadoras contra os evangélicos. Mais uma característica histórica da publicação.

    ResponderExcluir

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...