sábado, 2 de março de 2019

Foto Memória de Santana: O Pioneiro Eládio dos Santos (em memória)

Hoje, nosso blog “Porta-Retrato – Macapá”, presta uma justa homenagem ( em memória ) a um pioneiro do Estado, que, como muitos outros, prestou relevantes serviços ao Amapá. 
(Reprodução)
Falo do cidadão simples, humilde, trabalhador e de um coração maior que ele: Sr. Eládio do Santos, pai do amigo Altamir Guiomar, uma figura que conheci através da rede social, e que tem propósitos semelhantes aos do blog, de preservar e compartilhar os registros históricos e fotográficos da memória do Amapá e de seu povo. Ele é editor da página Portal ICOMI, no Facebook. Altamir, como eu, João Lázaro, também passou pela ICOMI. Ele, na verdade, passou pelo Grupo CAEMI: iniciou pela BRUMASA depois transferiu-se para a ICOMI, em Santana, passando ainda pela CODEPA, AMCEL e finalmente pela Prefeitura de Santana.
Seu Eládio dos Santos, também foi funcionário da ICOMI, e trabalhou no Escritório Central da Empresa, em Santana. Foi lá que o conheci quando passei pela mineradora, de 1970 a 1977. Seu Eládio era paraense de Breves, onde nasceu em 1909. Chegou a Macapá em 1944 com 35 anos, indo morar no Igarapé das Mulheres e lá sobreviveu da agricultura de subsistência por 8 anos. Em 1952 foi admitido pela ICOMI onde trabalhou por 22 anos vindo a se aposentar por idade em 1974. Seu Eládio dos Santos faleceu em 2002, com 93 anos, deixando 14 filhos.
O corpo de Seu Eládio, descansa em Paz no Cemitério de Santana, ao lado da esposa e mais três membros da família, já falecidos.
Informações prestadas por Altamir Guiomar.
Fonte: Facebook

Um comentário:

  1. Meu pai meu amigo, rigoroso mas irmão camarada, saudades! Obrigado pelo homenagem, sentindo-me leve, amei.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...