sexta-feira, 19 de abril de 2019

Foto Memória Estudantil de Macapá: A TURMA FUNDADORA UNIDA do GINÁSIO AMAPAENSE

Após cinco anos da implantação do Governo do ex-Território Federal do Amapá, sentiu a administração territorial a necessidade de oferecer, aos remanescentes do ensino fundamental patrocinado pelo Governo do Pará - absorvidos pela nova gestão, mais os daí oriundos, todos concluintes da etapa primária - um segmento maior para prepará-los a enfrentar novos desafios, instituído cursos secundários (Ginasial/Colegial) que, uma vez concluídos, capacitava-os a buscar o segmento superior.
Assim, com esse objetivo, foi criado o Ginásio Amapaense para funcionar no prédio do Grupo Escolar “Barão do Rio Branco”, localizado na praça de igual nome, aproveitando no período noturno, de 19 às 23 horas, a ociosidade das salas do andar superior.
Foram contratados professores de fora, entre eles:
Carlos Alberto Salignac de Souza ......Português
Gabriel de Almeida Café.....................História/Desenho
José de Alencar Feijó Benevides........Geografia
Vitório Fontana ..................................Latim
Lauro Chaves .....................................Francês
James Lionel Burlet...........................Inglês
Professor Facundo............................Matemática
Stela da Costa Pimenta ....................Trabalhos Manuais
Dr. Mário de Medeiros Barbosa ......Ciências Físicas e Naturais
Estabelecido o Exame de Admissão, acorreram, não só os alunos que haviam concluído o primário nas escolas públicas locais, como trabalhadores e servidores da administração amapaense ávidos a aproveitar a oportunidade para ampliar os seus conhecimentos proporcionada pelas matérias inerentes ao currículo, melhorando a sua cultura até então inativa.
Muitos dos que iniciaram não chegaram ao fim. Foram desistindo por circunstâncias diversas. Os que permaneceram compunham a chamada TURMA FUNDADORA, constituída mais por alunos “de fora” do que pelos denominados “filhos da terra” que, na verdade, não eram mas, sim, paraenses de origem, como: Alceu Paulo Ramos, Ubiracy de Azevedo Picanço, Mair Naftaly Bemerguy e José Ramos da Conceição.
Aconteceu que, numa noite em que a Turma Fundadora, assistindo a aula de Ciências Físicas e Naturais, ao tempo proferida pelo Doutor Álvaro de Pinho Simões, Diretor da Divisão de Saúde, “alguém”, não sei por quê cargas d'água, achou de soprar uma gaitinha de boca, era pequenina mesmo, tomando a todos de surpresa e, até mesmo ao professor que ficara raivoso, inquirindo quem fora o autor do mal feito tendo, como resposta, um silêncio sepulcral. Em seguida, chamou o Inspetor de Alunos para tomar conta da turma enquanto buscava severas providências junto à Diretoria.
Nesse intervalo (é preciso que se diga que a sala de aula tinha duas portas de entrada, ficando uma fechada e a outra aberta para a circulação; durante as aulas ambas ficavam fechadas. Acima de cada porta havia um vão do qual não se sabia a utilidade) o “alguém” jogou a gaitinha para o vão de uma das portas.
Quando o Professor retornou com o Diretor em sua companhia, houve um processo de procura pelo Inspetor de Alunos, nas carteiras, no telhado ao lado das janelas e, nada encontrando, foi feita uma revista nos alunos do sexo masculino, sem sucesso. Terminada essa busca e como ninguém se acusasse da inconveniência foi proferida, pela Direção do curso, a sentença: três dias de suspensão para toda a turma.
O Doutor Simões, sentindo-se desprestigiado, não mais continuou como professor, sendo substituído pelo Doutor Mario de Medeiros Barbosa, médico da Divisão de Saúde.
Ao retornarem às aulas os alunos da Turma Fundadora resolveram, por unanimidade, que ela, dali por diante, passaria a se denominar: TURMA FUNDADORA UNIDA que foi certificada com o diploma de conclusão do Curso Ginasial.
Até hoje não sei quem foi o “alguém” autor da brincadeira de mau gosto...
José Raimundo Barata
Chefe Escoteiro Aposentado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...