segunda-feira, 15 de abril de 2019

Foto Memória de Macapá: Dois Momentos de Zé Miguel

Trago hoje em nossas Fotos Memórias, Dois Momentos do Túnel do Tempo de Zé Miguel.
Zé Miguel, primogênito de uma família de 6 irmãos, é macapaense nascido em 1962, quando recebeu o nome de José Miguel de Souza Cyrillo e optou desde muito cedo pela carreira musical.
O tempo passou, ele cresceu e participou de várias bandas de baile, onde se desenvolveu na arte de tocar uma guitarra elétrica.
Ele mesmo conta, que a primeira oportunidade que teve de participar de um conjunto musical, lhe foi oferecida pelo professor e maestro Mário Melo.
Ao final dos anos 70 e início dos 80, o músico, maestro e compositor Mario Melo foi professor de música no Colégio Amapaense onde montou uma escolinha de música e fundou a Banda de Música do estabelecimento. Mario Melo animou bailes com conjuntos musicais que organizava nas quadras carnavalescas. Um deles denominava-se “Os Xavantes”.
O encontro com o maestro Mário Melo, aconteceu quando Zé Miguel foi cursar o primeiro ano do ensino médio, no Colégio Amapaense e lá foi apresentado ao maestro pelo músico Zenor, que tocava trombone na banda do colégio. Após esse primeiro contato o maestro convidou Zé Miguel para integrar o conjunto “Os Xavantes. Zé Miguel aceitou o convite e ainda sugeriu a Mário Melo que convidasse o seu amigo e também músico Batan, o que foi plenamente aceito pelo professor e ambos passaram a fazer parte da banda de Mário Melo.
Paralelo a isso, Zé Miguel começou a compor suas próprias composições, e participar de inúmeros festivais de música realizados à época.  
Discografia
O primeiro disco de Zé Miguel (ainda em vinil)foi gravado em 1991, intitulado “Vida boa”.
Em 1996, lançou “Planeta Amapari”, quando em parceria com os músicos e compositores Val Milhomem e Joãozinho Gomes.
Em 1998, lançou com eles, o disco “Lume”.
No ano seguinte, gravou o “Dança das Senzalas”, com o Quarteto Senzalas, do qual fez parte por 4 anos. No ano 2000, lançou na Alemanha e na França, ainda com o Quarteto, a coletânea que acabou por se chamar, também, “Planeta Amapari”. No mesmo ano, algumas de suas obras fizeram parte da Coletânea “Brasil 500 anos de Groove”.
Em 2002 foi lançado o Cd “Zé Miguel Acústico”.
Em 2004 lançou o Cd “Quatro Ponto Zero”.
Em 2005 lançou o Cd “Uma Balada para Kayne”.
Zé Miguel também participa dos Cd’s “Movimento  “Costa Norte”, lançado em 1994 e “Cancioneiros do Meio do Mundo”, lançado em 2006.
Seu primeiro DVD intitulado “Meu Endereço”, foi lançado em Macapá, em 2008 e levou o artista a uma sequência de shows realizados em abril e maio em todo o território amazônico. No primeiro semestre desse mesmo ano, foi lançado o DVD “Gente da Mesma Floresta” gravado em São Paulo em 2006.
Entre 2006 e 2013, Zé Miguel lançou a coletânea de obras intitulada “Zé Miguel Coleção”. Em seguida lançou num CD de registro de novas composições, por serem gravações caseiras. Chamou-se “Zé Miguel Feito em Casa”.
Seu mais recente trabalho, o Cd “Amazônia na Veia”, foi lançado em 16 de maio de 2014 com grande show no Teatro das Bacabeiras, em Macapá.
Trabalho este com participação de cantores e compositores da Amazônia.
Ao longo de sua carreira, Zé Miguel já fez Shows em vários Estados brasileiros como: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Sergipe, Pará, Amazonas, Roraima, Acre, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
Fonte consultada: “Memória em Movimento – Vida e Obra - Zé Miguel”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...