domingo, 2 de junho de 2019

Falecimento: Morre, em Macapá, aos 80 anos, o ortopedista Raimundo Lopes

Faleceu nas dependências do Hospital São Camilo e São Luis, na cidade de Macapá/AP, às 14:30h deste sábado, 01 de junho de 2019, aos 80 anos, o Dr. Raimundo dos Santos Lopes, um dos pioneiros da medicina no Amapá.
(Foto: Arquivo pessoal)
Dr. Lopes, como era conhecido na cidade, teve sua história de vida marcada por superação e muito esforço.
Dr. Lopes deu importante contribuição para o desenvolvimento cultural do estado do Amapá, atuando ativamente na fundação da Academia Maçônica de Letras.
Em reunião realizada no dia 28 de julho do ano 2009, foi também sócio fundador da Academia Amapaense de Medicina, assentando-se à cadeira nº 4, cujo patrono é o Dr. Acilino de Leão Rodrigues.
Raimundo Lopes dos Santos, era natural do município paraense de Cametá, filho de Orlando e Joventina Lopes. Aos dez anos de idade foi para Belém (PA) e começou a estudar.  Após concluir o ensino médio, antigo ginasial, prestou vestibular para medicina. Formou-se em Ortopedia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) com especialização em Traumatologia.
Recém-diplomado na década de setenta, foi exercer a profissão em Boa Vista (RR), onde atuou por cinco anos, mais precisamente no Hospital Coronel Mota. Depois disso Raimundo Lopes foi para o Amapá, onde chegou em 1976, na época em que o governador era o Comandante Arthur Azevedo Henning. No Amapá, passou a atuar no Instituto Nacional de Previdência Social (INSS) como Chefe do Departamento de Perícia Médica do órgão. Paralelo, atuava no Pronto Socorro de Macapá. 
(Foto: Arquivo pessoal)
Dr. Lopes era viúvo de Maria Célia da Silva Lopes, com quem teve cinco filhos três homens e duas mulheres. São eles: Raimundo Lopes dos Santos Filho (arquiteto), Celio da Silva Lopes(advogado), Vitor Silvestre da Silva Lopes (Acadêmico de Física), Silvana Lopes Grote (advogada), Suzana da Silva Lopes(Tecnóloga em Informática Educativa).
Nossas condolências à família.
(Fonte: Tribuna Amapaense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FOTO MEMÓRIA – PIONEIROS DO AMAPÁ

Médico e amigo Leão Zagury envia, do Rio de Janeiro , para o blog Porta-Retrato-Macapá , mais uma rara relíquia de seu baú de lembranças! Na...