sábado, 8 de junho de 2019

Fotos Memorias de Macapá: Imagens Memoráveis da Macapá de Outrora

Esses importantes registros históricos da educação no Amapá, foram clicados exatamente no espaço considerado Centro Histórico de Macapá. Foi ali, no antigo Largo de São Sebastião – ou Largo da Matriz – que, em 4 de fevereiro de 1758, aconteceu o fato que sacramentou a fundação da Vila de São José de Macapá. Foi erguido no local o Pelourinho, diante do Capitão General do Estado do Grão-Pará, Francisco Xavier de Mendonça Furtado.
Nessas imagens de 1946, vemos alunas do Grupo Escolar de Macapá (atual escola Barão do Rio Branco) em aulas de Educação Física, no Largo da Matriz, tendo ao fundo a antiga Casa Paroquial, ao lado da Igreja de São José.
Nessas outras vemos outros alunos da escola.
O registro fotográfico acima, é datado de 1950, sete anos depois de ser criado o Território Federal do Amapá, em 13 de setembro de 1943, de acordo com o Decreto-lei n° 5.812, durante o governo do presidente Getúlio Vargas.
Sem dúvida é uma preciosidade histórica que nos transporta aos tempos memoráveis da Macapá de outrora.
Os alunos da primeira turma da Escola Normal de Macapá, postaram-se bem ao lado do primeiro coreto de dois que existiram na praça, erguidos para celebração de missas ao ar livre e apresentações de músicas, com destaque especial para banda de músicas da Guarda Territorial.
Nota-se ainda, à esquerda da imagem, parte do telhado da Barraca da Santa, ainda coberta de palhas, onde eram realizados os eventos sociais decorrentes das festas religiosas em louvor à Nossa Senhora de Nazaré e ao Padroeiro São José.
Ao lado da igreja da Matriz, aparece também a edificação da antiga Casa Paroquial, tendo à frente, a frondosa e secular mangueira próxima a igreja, que fazia parte de um conjunto delas no entorno do Largo da Matriz.
Para melhor ilustração, publicamos uma imagem anterior do Largo de São Sebastião, hoje praça Veiga Cabral, registrada pelo brilhante fotógrafo Fidanza, em 1908. Tomando referência à condição geográfica de hoje, poderíamos dizer que esse trecho seria situado entre a avenida Presidente Vargas, e as ruas São José e Cândido Mendes, que só foram abertas a partir de 1943, quando o Amapá foi transformado em Território Federal. A foto foi tirada no sentido de Leste para Oeste.
Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...