segunda-feira, 24 de junho de 2019

Foto Memória da Beleza Amapaense: A graça e a beleza de Themis Cunha – Miss Amapá - 1963

Hoje trazemos para o Porta-Retrato boas lembranças sobre a graça e a beleza de uma das misses inesquecíveis do Miss Amapá eleita no tempo em que os concursos de beleza eram carregados de magia e glamour. 
Falamos de Themis Köhler Cunha abrilhantando o Desfile do Dia da Raça na Avenida FAB, em Macapá, no ano de 1963. Bom lembrar que 5, 7 e 13 de setembro eram as datas cívicas comemoradas com mais intensidade pela juventude amapaense. Nas imagens, ao fundo o detalhe da fachada da Sede Social do Esporte Clube Macapá, hoje inexistente. A fotografia foi uma gentileza do jornalista Guilherme Jarbas – que aparece nas imagens integrando a banda marcial do Colégio Amapaense, ao lado do seu colega e depois médico Benedito Machado (em memória) - ao também jornalista João Silva.
Themis Köhler da Cunha, foi candidata pelo saudoso Sacy Clube, eleita Miss Amapá em 5 de junho de 1963, há 56 anos.
Themis Köhler da Cunha - teve como traje típico o “Marabaixo”, dança e procissão de origem banto. A representante da beleza amapaense no certame, apresentou modelo de blusa branca Saint-Tropez, saia de cetim branco e diadema do Divino Espírito Santo.
Themis, representou a beleza do Amapá, no Miss Brasil 1963, 10ª edição do concurso tradicional de Miss Brasil, realizada dia 22 de junho de 1963 no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Ieda Maria Vargas do Rio Grande do Sul, foi a vencedora do certame e representou o Brasil no Miss Universo 1963, onde conquistou o título pela primeira vez para o país. O concurso foi transmitido pela TV Tupi e teve apresentação do ator e radialista Paulo Porto.
(Foto: Arquivo pessoal)
Senhora Themis, advogada, é aposentada do Banco da Amazônia -  onde o pai dela e outra irmã trabalharam e se aposentaram também - e reside em Belém-PA; casou e se divorciou, e leva o nome Kuribayashi. Ela tem um casal de filhos e duas netas.
Na foto oficial aparecem 21 das 25 candidatas - Themis no círculo (Foto: Facebook)
Detalhes do Concurso - Primeiro as 25 misses desfilaram em trajes típicos. O de Ieda Maria Vargas foi escolhido o mais bonito. O Exaltação aos Pampas era realmente deslumbrante, foi criado pelo figurinista gaúcho Djalma Santos. Depois as candidatas ao título desfilaram de traje de noite e finalmente em traje de banho.
A comissão julgadora, foi presidida pelo Ministro Mauro Sales, e contou ainda com a participação da Miss Brasil de 1957 Teresinha Morango Pittiliani, da Miss Brasil de 1959 Vera Ribeiro Sêco Esmeraldino, o escultor Leão Veloso, os jornalistas Accioly Neto, Jacinto de Thormes e Justino Martins, o secretário de Turismo Vitor Bouças, a senhora Edda Lutti e o arquiteto Sérgio Bernardes.
 (Fotos: O Cruzeiro)
Fontes: Facebook – João Silva
Edgar Rodrigues com informações de Elizabeth e Cel. Köhler, irmãs da homenageada.
Fonte consultada: http://www.fernandomachado.blog.br/novo/?p=197562

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...