sexta-feira, 1 de maio de 2020

Foto Memória de Santana - NOVA BRASÍLIA: Primeiro bairro projetado de Santana

Em maio de 1978, há exatos 42 anos, moradores da antiga “Vila Kutaca” ou “Vila da Brumasa”, como era também conhecida, eram transferidos para o primeiro bairro projetado pelo Governo no Amapá.
A remoção dos moradores, tinha por objetivo a construção de um porto que traria o desenvolvimento para o então Território Federal do Amapá.
Em dezembro de 1975, o então governador do Amapá Capitão Arthur Henning firma uma parceria com a Prefeitura de Macapá, que tinha por objetivo o melhoramento urbanístico de um extensa área localizada na Vila Dr. Maia (em Santana) que ali iria receber centenas de famílias que seriam deslocadas da zona portuária, onde seriam posteriormente erguidas as instalações administrativas da Portobrás.
Após um intenso trabalho de demarcação dos lotes a serem doados para os novos moradores, houve a questão dos denominados “equipamentos urbanos” como a infraestrutura do local, que seriam implantados a longo prazo.
Somente no início de maio de 1978, que cerca de 420 famílias que antes residiam na área da antiga Vila Kutaca, seriam remanejadas para a nova área existente na Vila Dr. Maia, que inicialmente seria chamada de “Bairro Novo”.
Passados alguns meses, e por reconhecerem a participação do Governo Federal – juntamente com o apoio do governo local – o povoado passaria a ser chamado de Nova Brasília, numa homenagem à Capital Federal, em razão de ter sido o primeiro bairro projetado pelo governo da época, oferecendo aos seus moradores, casas construídas em madeira e compensado, cobertas com palhas.
As poucas melhorias logo recebidas foram a água encanada e tratada pela empresa de abastecimento (Caesa), uma rede estável de energia elétrica e uma área destinada à prática do desporto denominada Módulo Esportivo de Santana.
Somente na década seguinte (1980) passariam a surgir outros melhoramentos como a instalação do primeiro educandário (Escola Joanira Del Castillo), construção da feira livre e a extensão de novas ruas e avenidas no bairro.
Em meados da década de 1990, o bairro já somava quase 10 mil habitantes, duas escolas, um posto de saúde e duas áreas de lazer.
Fonte: Texto de Emanoel Jordânio (com adaptações para o blog Porta-Retrato)
Foto das casas, reproduzida do Grupo Santana Majestosa, administrado por Serginho Guedes, no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...