terça-feira, 5 de maio de 2020

Memórias do Rádio Amapaense: Ivo Pinho e Guilherme Jarbas - Dois talentos do Rádio Esportivo

Um raro registro sobre o rádio esportivo paraense, publicado no blog Ponta de Gol – Memorial do futebol e rádio esportivo paraense – editado pelo confrade Expedito Leal(*), destaca o nome de dois dos macapaenses que por lá passaram, e deixaram a marca de seus talentos em prol do rádio esportivo na Amazônia.
O destaque maior foi para o narrador Ivo Guilherme de Pinho que surgiu em Belém em 1970, depois de ter sido revelado pela terceira emissora de Macapá, a Rádio Educadora São José.
Guilherme Pinho – como ficou conhecido na capital paraense - dotado de boa voz e dicção clara, além de fácil expressão verbal, explodiu rapidamente na Marajoara e sem tanta demora foi contratado pela Rádio Clube, para atuar na competente equipe chefiada pelo mítico e disciplinador Edyr Proença. Empolgado pela fama que rapidamente viu aparecer, Guilherme Pinho se transfere para a nova equipe da Rádio Jornal Liberal onde já estavam outros nomes de peso do cenário esportivo paraense.
A peça de rara importância histórica é justamente um anúncio da equipe esportiva da Rádio Jornal Liberal, em que o nome do saudoso narrador macapaense Guilherme Pinho, aparece como o locutor escalado para transmitir o jogo de futebol, diretamente da Curuzu, entre as equipes do Combatentes x Tuna Luso Brasileira, isso no ano de 1973.
Ele que iniciara na estreia da Equipe Legal em 1970, já estava de volta, depois de uma passagem pela Clube com muito sucesso.
Em pouco tempo, porém, Guilherme Pinho estava saindo da Equipe Legal e sem mais ambiente em Belém, transferiu-se para Fortaleza onde trabalhou em várias emissoras, deixou o microfone esportivo e passou a apresentar um programa político em uma das rádios AMs. Depois de formado em Direito trabalhava na assessoria jurídica da Câmara Municipal. Teve morte trágica – foi assassinado – no início do novo século.
Pinho havia saído da Poderosa, onde também atuava o professor Guilherme Jarbas, “que também era narrador, embora atuasse melhor na função de repórter”.
Ao ler a matéria de Expedito Leal, postada em uma Rede Social, Guilherme Jarbas comentou que bateu a saudade de sua passagem pela Rádio Clube e do convívio sadio com os colegas de outras emissoras e dos jornais...”éramos irmãos”, finalizou!
Guilherme Jarbas, que era amigo pessoal  desse editor, faleceu na tarde do sábado, 06 de junho de 2020, aos 72 anos, em Macapá, após semanas de tratamento contra a COVID-19. Ele estava internado em um hospital privado.
(*) Jornalista e radialista paraense editor do blog Ponta de Gol

Um comentário:

  1. O professor e advogado Guilherme Jarbas faleceu, no dia 06/06/2020. O professor, jornalista e advogado Guilherme Jarbas Barbosa de Santana, de 72 anos, morreu na tarde do sábado (06/06/2020) após semanas de tratamento contra a covid-19. Ele estava internado em um hospital privado.

    ResponderExcluir

UM PIONEIRO DO AMAPÁ > JOSÉ OTÁVIO MAIA (in memoriam)

] Nossa homenagem póstuma a um dos Pioneiros do Amapá. JOSÉ OTÁVIO MAIA um dos Pioneiros do Amapá , nasceu em Fortaleza, Ceará em 19 de j...