segunda-feira, 4 de maio de 2020

Foto Memória de Santana: “Vila Dr. Maia recebe energia elétrica”

A criação da Vila Dr. Maia, em Santana, aconteceu em meados e 1959(60), mas só recebeu esse nome em 1964.
O povoado surgiu nas imediações da estrada que liga o porto a Macapá e em frente a extremidade norte da  área industrial da ICOMI.
Antes que se transformasse em uma perniciosa favela, as autoridades municipais, utilizando tratores e pessoal cedidos pela ICOMI, fizeram logo o arruamento e a divisão da área, dando a cada morador um terreno, para que todos pudessem construir condignamente suas residências. Tal como fora previsto, o local tomou impulso rápido, progredindo a ponto de se constituir em um bairro de grande conforto. O bairro possuía em 1964, uma escola, duas igrejas, um posto policial, algumas lojas comerciais e cerca de duzentas moradias, sendo diversas em alvenarias. Os que ali residiam empregavam atividades na pesca, na lavoura; outros exerciam a profissão de pedreiro, carpinteiro, pintor, etc.; muitos executavam serviços de empreitadas na própria ICOMI.
O ajuntamento de pessoas naquele lugarejo, foi acontecendo gradativamente, sem que seus ocupantes tivessem pensado em uma denominação, num primeiro momento. Porém, com o acelerado crescimento, os habitantes pleitearam e conseguiram batiza-lo com o nome de Vila Dr. Hildemar Maia, numa justa homenagem ao ex-secretário geral do Território, que em vida fora um batalhador em prol das causas da comunidade amapaense.
A exemplo de outras populações vizinhas aos núcleos de habitação, no entorno da mineradora, a da Vila Dr. Maia também recebeu da ICOMI, muitos benefícios assistenciais que a empresa propiciava aos seus empregados, tais como os de ordem médico-hospitalar e escolar. Também o prédio do Comissariado de Polícia e a residência do Comissário titular foram construídos pela companhia, para manutenção da ordem e segurança públicas daquela localidade. Para atender a mais uma necessidade dos moradores, a ICOMI estabeleceu uma rede elétrica para lhes fornecer 50.000 watts de energia de baixa tensão saída de geradores instalados na área industrial de Santana.
A iniciativa da ICOMI teve o apoio do Governo do Município, havendo este fornecido dezoito postes de madeira e alguns trabalhadores da prefeitura, enquanto, da parte da empresa, houve a contribuição de 3000 metros de cabos, além de cruzetas, isoladores e o concurso do chefe e operários do Departamento de Eletricidade. Vale o registro que esta operação foi realizada em apenas cinco dias de trabalho, para uma extensão de 750 metros, compreendida entre os transformadores existentes à margem da estrada Santana – Macapá e o Comissariado de Polícia.
Em solenidade que contou a presença de autoridades do Território, da ICOMI e inúmeros moradores, a luz foi ligada no dia 25 de janeiro de 1964, o que causou, naturalmente, muita satisfação aos beneficiados.
Texto original publicado na Revista ICOMI-Notícias nº 03 de março de 1964, sob o título: “Vila Dr. Maia recebe energia elétrica”, devidamente atualizado e adaptado para o Blog Porta-Retrato.
Sugestão de pauta: Grupo Santana Majestosa (Facebook)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...