quarta-feira, 29 de abril de 2020

Pioneiros do Comércio Amapaense: Sr. RAIMUNDO ANAICE DE OLIVEIRA (in memorian)

O pioneiro RAIMUNDO ANAICE DE OLIVEIRA, empresário do ramo de farmácias, nasceu em Peixe-Boi – PA, em 7 de julho de 1937, filho de Júlio Queiroz de Oliveira e Catarina Anaice de Oliveira.
Casou em 5 de dezembro de 1963 com Marilene Anaice de Oliveira, com quem teve 2 casais de filhos.
Anaice chega em Macapá, com sua família, em 7 de julho de 1955, conclui no antigo Colégio Comercial do Amapá o Curso de Técnico em Contabilidade, e é admitido no quadro de funcionários do Governo do ex-Território Federal do Amapá, em 12 de janeiro de 1955, como diarista de obras.
Em 20 de setembro de 1962, é enquadrado na função de inspetor de Ensino Primário. Como tantos outros, é atingido pelo Ato Institucional, criado pelo Governo Militar de 1964, sem direito à defesa, fazendo parte do grupo dos aposentados compulsoriamente, pelo fato de ser amigo do ex-governador Janary Nunes. Recebe logo o apoio de sua família, e de amigos, passando a exercer a profissão de comerciante (como era chamado naquela época), abrindo a Drogaria Central (foto), em sociedade com Abdallah Houat, durante 6 anos, quando apartaram a sociedade, ficando Anaice como único proprietário.
A Drogaria Central situava-se na rua Cândido Mendes, junto à ponte sobre o Canal da Doca da Fortaleza, hoje Canal da Av. Mendonça Júnior.
Desde o início do Território do Amapá, funcionava no local a Casa Potiguar de propriedade do Sr. Inácio Xavier de Paiva, que vendia estivas e miudezas, em geral.
Fonte: Livro – COMÉRCIO DO AMAPÁ – A HISTÓRIA – Fecomércio AP ( Sesc / Senac / IPDC )

Um comentário:

  1. Também sou filha desse homem trabalhador e muito especial. Uma pena não ser mencionada por ser tida como filha "bastarda". Sou a filha caçula e me chamo Sandra Bruna Souza de Oliveira. Parabéns pela homenagem ao meu pai. Obrigada

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...