quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Foto Memória de Macapá: Arquibancadas no Campo da Matriz

Nossa Foto Memória de hoje, data dos anos 1950, extraída dos arquivos da Diocese de Macapá. Tirada do segundo piso do Prédio da Prelazia de Macapá, quando este estava em construção.  São imagens do Centro Histórico da cidade, bem do início do Território Federal do Amapá.

O historiador Nilson Montoril, descreve detalhes dessa preciosidade histórica da Praça da Matriz:

“Na parte central da foto vemos a arquibancada coberta do campo da Matriz, à época em que o espaço era denominado Praça Capitão Augusto Assis de Vasconcelos. É o mesmo militar que tem seu nome ligado à avenida que liga a avenida Nazaré ao Porto de Belém. Embora pareça pequena, a arquibancada abrigava muito bem as autoridades e torcedores. Foi erguida no governo do capitão Janary Nunes. No lugar dela surgiu a Barraca da Santa.

O barraco à direita, ao lado da arquibancada, com a cobertura de palha mais baixa dando para o campo de futebol, era o famoso ABC, cujo dono era o senhor Zoilo Pereira Córdova, um dos dirigentes mais conhecidos do Amapá Clube.

O nome ABC correspondia a um acordo de paz firmado entre Argentina e Chile, com perdição do Brasil. As duas nações beligerantes disputaram há muitos anos a posse de umas ilhas situadas na parte oriental do famoso estreito e chegaram a travar confrontos bélicos. Canal de Beagle ou Estreito de Beagle(*) liga os Oceanos Atlântico e Pacífico. A posse definitiva das ilhas em disputa chegou ao fim em 1985, quando o Chile as obteve mediante negociação. 

Apesar da estrutura rude, o ABC era bem frequentado e promovia bailes bem concorridos. Tanto a arquibancada, quanto o ABC, foram demolidos em 1950, após a inauguração do Estádio Territorial, que depois foi transferido para a Prefeitura e, em janeiro de 1956, recebeu o nome de Glycério de Souza Marques. “(Nilson Montoril)

(*) O estreito de Beagle é um estreito separando as ilhas do arquipélago da Terra do Fogo, no extremo sul da América do Sul. Além de ligar o oceano Atlântico ao oceano Pacífico, ele separa a Ilha Grande da Terra do Fogo de diversas pequenas ilhas ao sul. (Wikipédia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...