segunda-feira, 25 de março de 2024

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DA CRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA. Após concluir o curso de direito em Belém, se mudou para Macapá no ano de 1976, ao ser aprovado no concurso para delegado de polícia do ex-Território Federal do Amapá. Em Belém, conheceu Judite Saldanha da Cruz e a levou para Macapá, com quem foi casado por 37 anos. Juntos tiveram dois filhos biológicos, adotaram outros três e tinham três netos. Iniciou sua carreira em Santana, onde foi titular da 1ª DP da cidade. Passou por Oiapoque e, posteriormente, em Macapá, atuou em diversas delegacias, como a de Crimes Contra o Patrimônio, de Tóxicos e Entorpecentes, de Crimes Contra a Pessoa, do Menor, na 4ª e 6ª DP, nos Departamentos de Polícia Especializada, da Capital e do Interior. Foi idealizador e fundador da Academia de Polícia (ACADEPOL) além de atuar como instrutor nela e no Curso de Formação para Vigilantes.

Hildeberto foi um dos primeiros coordenadores do Centro Integrado de Operações e Segurança Pública (Ciosp), além de ter sido Secretário de Justiça e Segurança Pública. Após 37 anos de dedicação como delegado, se aposentou pela Corregedoria de Polícia Civil. Reconhecido por sua simplicidade e bom humor, sua vasta experiência profissional foi fundamental na resolução de casos complexos, como o desaparecimento de Jhonny Breno, os assassinatos de Maguila, Willian Dickson e Josias Oliveira, este último conhecido como o crime da lavagem. Enfrentou acusações de tortura, as quais foram prontamente rebatidas pela sua integridade e caráter já conhecidos pelos magistrados. Querido por todos, Hildeberto deixou um legado de respeito e admiração para colegas de profissão, amigos e familiares. Delegado Hildeberto Carneiro da Cruz faleceu no dia 11 de junho de 2013, aos 65 anos de idade, no Hospital São Camilo. Ele vinha enfrentando problemas cardíacos há cerca de cinco anos e já havia passado por três intervenções cirúrgicas. Ficou hospitalizado desde o dia 7 devido a uma pneumonia e, infelizmente, acabou sofrendo complicações, incluindo um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e arritmia cardíaca, na madrugada do dia 11. Seu corpo foi velado no Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Amapá (Sinpol), onde familiares, amigos íntimos e colegas de profissão assistiram à missa de corpo presente celebrada pelo Pe. Hildeberto Carneiro da Cruz Júnior, depois puderam prestar suas últimas homenagens. Delegado Hildeberto foi sepultado no cemitério São José, no bairro Santa Rita, Zona Sul de Macapá, onde repousa em paz.

Texto de Elen Costa da Redação do blog Alexandro Colares notícias, adaptado e atualizado com informações da família, para o blog Porta-Retrato - Macapá

NOTA DO EDITOR Externamos nossa eterna gratidão ao Pe. Hildeberto Carneiro da Cruz Júnior - Vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Macapá - pela imprescindível colaboração no fornecimento e confirmação das informações relacionadas à vida de seu pai, homenageado pelo blog Porta-Retrato- Macapá! (João Lázaro)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...