terça-feira, 30 de julho de 2024

MEMÓRIA DO COMÉRCIO AMAPAENSE (BAZAR BRASIL) > Sr. FRANCISCO CAVALCANTE BRASIL (In memoriam)

Homenagem póstuma do blog Porta-Retrato-Macapá ao comerciante Francisco Brasil, proprietário do Bazar Brasil, que, apesar de não ser amapaense, contribuiu significativamente para a economia da capital do Amapá.

Francisco Cavalcante Brasil nasceu em 10 de novembro de 1934, na cidade de Boca do Acre, localizada na confluência dos rios Acre e Purus, no estado do Amazonas, sendo filho do casal José Ferreira Brasil e Geny Cavalcante Santana. Na juventude, trabalhou para pequenos proprietários de fazendas no coração da floresta, mas não deixava de lado a ideia de ser caixeiro-viajante, de trabalhar por conta própria, abastecendo os ribeirinhos com os insumos necessários para sobreviver. Assim, o caixeiro-viajante estabeleceu uma comunidade, percorreu diversas localidades fazendo um "carreirão" próximo a Manaus, Rio Branco e Belém.  Ele encontrou a jovem Rita Rodrigues, que gostou da ideia dessas aventuras e o seguiu, em busca de novos horizontes. Se casaram e resolveram se mudar para Macapá, onde sopravam boas notícias. O casal chegou à capital do Amapá nos anos 1960. O centro comercial estava se desenvolvendo, mas ainda havia muito a ser feito. Na época, a Rua São José com a Pe. Júlio era só um pântano. Nada que desanimasse o casal recém-chegado: a terra pareceu boa, e o povo, acolhedor... Seu Brasil e sua esposa Rita arranjaram um quarto na pensão Europa sem ter consciência de que a sorte estava ali...havia um boxe livre no anexo do Mercado Central e a vaga requeria um profissional competente para o trabalho.

Trabalhou no Bazar Brasil I, que continua até hoje, na Av. Antônio Coelho de Carvalho nº 29, ao lado do Mercado Central, por mais de 30 anos, onde conseguiu os recursos necessários para manter a família que crescia.

Até 2000, quando Dona Rita faleceu dia 8 de novembro, o Bazar Brasil II foi mantido pelo casal que teve seis filhos: Vânia, Vanilma, Vanilda, Vanilson, Vanilton e Vanilza Brasil.
Seu Brasil morreu em 25 de maio de 2007, aos 72 anos de idade. Ele foi sepultado junto com sua esposa no Cemitério de Nossa Senhora da Conceição, localizado no centro da cidade. Após a morte dos pais, os negócios foram transferidos para os filhos.

Nota do Editor: Agradecimentos especiais a Vanilton Brasil, filho do casal, pela sua contribuição para a criação desta biografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA AVIAÇÃO COMERCIAL NO AMAPÁ : RESGATE HISTÓRICO > PASSAGEM AÉREA DA CRUZEIRO DO SUL DE 1945

  Apresentamos um resgate histórico relevante que nos foi enviado por Michel Ferraz, curador do Museu de Justiça do Amapá (TJAP) Imagens: Ac...