sexta-feira, 20 de setembro de 2024

MEMÓRIA DA AVIAÇÃO COMERCIAL NO AMAPÁ : RESGATE HISTÓRICO > PASSAGEM AÉREA DA CRUZEIRO DO SUL DE 1945

 Apresentamos um resgate histórico relevante que nos foi enviado por Michel Ferraz, curador do Museu de Justiça do Amapá (TJAP)

Imagens: Acervo do Arquivo do TJAP 

São imagens de uma passagem aérea da Cruzeiro do Sul, no trecho Belém/Macapá, emitida em 26 de novembro de 1945. O passageiro é Laurindo Banha Netto.

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NOTA DO EDITOR:

Questionada se o passageiro seria o Seu Banha, Dra. Clara Banha, sobrinha dele, confirma: "Descobri no inventário do vovô que Laurindo Banha Netto era o Tio Banha. Posteriormente, ele alterou o seu nome para Laurindo dos Santos Banha." 

Grato pela informação! João Lázaro

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Resumo

Em 26 de novembro de 1945, foi emitido o bilhete de passagem para o voo 24/35 da companhia Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul. O trajeto entre Belém e Macapá, em 29 de novembro de 1945. O menor de idade (12 anos), LAURINDO BANHA NETTO embarcou no aeroporto de Val de Cães.

Valores da época:

Passagem        360,00     cruzeiros

Menos 50 %    180,00    por ser menor

Total parcial   180,00

Mais Seguro    18,40

Mais 2% quota previdência 3,60

Total Geral     202,00  cruzeiros.

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Laurindo dos Santos Banha, nasceu em 17 de janeiro de 1932, filho de Joaquim Laurindo Banha e Isídia Rosa dos Santos Banha. Ele estudou em escolas de Macapá. Aos 12 anos, foi trabalhar no comércio de D. Sarah Roffe Zagury, onde permaneceu por 44 anos; trabalhou como menino de recados, ajudante de balcão, vendedor, administrador do Bar Central, controlista de vendas da Fábrica do Flip Guaraná, gerente da Agência da Aviação Aérea Cruzeiro do Sul e do Consórcio da Ford. Ele se tornou um funcionário de grande confiança, respondendo pelas tarefas da empresa quando os proprietários não estavam presentes. Encerrou como sócio da empresa.

Empresa no Amapá

De acordo com publicação no blog, a Cruzeiro do Sul, representada pela empresa Moysés Zagury & Cia, começou a operar em 31 de maio de 1945 e, apesar de ter sido negociada com a Varig, o Agente em Macapá permaneceu responsável por administrar todos os eventos ocorridos, destacando o primeiro pouso noturno em 12 de fevereiro de 1953 e a implementação da rota diária Belém/Macapá/Belém a partir de 23 de julho daquele ano.

Agradecemos ao curador Michel Ferraz pela contribuição!

Fonte: TJAP

Texto atualizado com informações complementares,  em 2/12/2024

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