sábado, 3 de abril de 2010

A Casa do "Seu" Rocha

(Foto: Reprodução/Cortesia do Museu Histórico do Amapá)
Nesta foto de 1944, vemos a Casa do"Seu" Rocha - Antigas instalações da Estação de Rádio da "Panair do Brasil" que, posteriormente, foi encampada pelos Serviços Aéreos "Cruzeiro do Sul", no final dos anos 40.
Ao fundo as torres de transmissão telegráfica e o farol rotativo do primeiro aeroporto.
Localizava-se no espaço hoje (2011) ocupado pelo prédio da Receita Federal do Brasil, na Rua Eliezer Levy, próximo à Praça da Bandeira, no Centro da cidade.
(Última atualização em 2011)

5 comentários:

  1. A casa do "Seu" Rocha e a pequena estação de comunicação da Panair e depos da Cruzeiro do Sul
    ficava no terreno hoje ocupado pela Receita Federal. Sei disso porque fui despachante da Cruzeiro, depois incorporada pela Varig.

    ResponderExcluir
  2. Lázaro,atrás da casa do seu Rocha tinha um campinho de futebol onde batíamos nossas peladas.E ao lado do campinho tinha um pomar com diversas frutas. Para não dizer que afanávamos suas frutas,digamos que pegávamos sem a sua autorização.O seu Rocha tinha uma espingarda onde ele colocava sal e grão de milho e sapecava na molecada.
    No outro final de semana estávamos nós lá para bater nossa pelada e fazer uma visita no pomar do seu Rocha, e saí correndo com o estrondo daquela punheteira(espingarda)com sal e grão de milho.Nunca ficamos sabendo se algum moleque tenha sido atingido por essa espingarda.Acho que ele atirava pro alto.
    Um grande abraço.Sou irmão do Lindoval.

    ResponderExcluir
  3. Lindoval, obrigado pela observação.
    Já foi feito o reparo na legenda.
    Obrigado.
    Va mandando...grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá Zé Luiz...quanta surpresa em tê-lo conosco!
    Que prazer...
    Muito boas essas curiosidades que você contou.
    Testemunha viva de um passado sadio e bem vivido que (acredito) todos tivemos.
    Gostaria muito de ter seu e-mail pra trocarmos mais ideias...me escreva para o jolasil@gmail.com
    grande abraço e apareça sempre

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    sou neta do "Seu" Rocha, e fiquei muitissimo emocionada em ver essas imagens belissimas. Apesar de não o ter conhecido, as histórias dele são tão marcantes pra mim, que consigo plenamente visulizá-las.. E isso tudo, graças à meu avô, que educou seus filhos com grande sabedoria e os fez apreciar a vida de forma sublime! E por consequencia, venho aprendendo aos poucos com meu pai, Alceu e meus tios (as)...
    Ele foi tão especial para com seus filhos, esposa e os netos que tiveram a oportunidade de conhece-lo.. E as historias são tão especiais, que apesar de nao ter vivenciado, parceço te-las..
    Agradeço ao Sr. João Lázaro por me proporcionar essas belas lembranças..
    Muito Obrigada,
    Joana Rocha.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA MACAPÁ ANTIGA – TEÓFILO MOREIRA DE SOUZA - UM PIONEIRO DE RAIZ

Nosso biografado de hoje é pioneiro de raiz de Macapá. Cidadão simples, pobre, humilde, mas com valores que o faziam um homem correto, respe...