segunda-feira, 12 de abril de 2010

Patrimônio Histórico

(Reprodução)
Foto: Anos 50 - Av. Mário Cruz no sentido da Praça da Matriz para a Beira Rio
(Reprodução)
Av. Mário Cruz no sentido da Beira Rio para a Rua Cândido Mendes.
Foto de 1944 - Prédio da antiga Intendência, reformado pelo governo do ex-Território do Amapá, para abrigar as instalações da Prefeitura Municipal de Macapá. É importante registrar também que nesse mesmo prédio funcionou de 1945 até 1946, o Serviço de Auto-Falante de Macapá, embrião da Rádio Difusora de Macapá - A Pioneira. (Foto: Cortesia do Museu Histórico do Amapá)

4 comentários:

  1. A Rua Mário Cruz leva eese nome em homenagem ao suposto descobridos do manganês na Serra do Navio. Mas, eu conheci e morei na casa do verdadeiro descobridor, o velho garimpeiro James Collin. Usando de um ardil, Mário Cruz registrou primeiro as jazidas em seu nome.Nem vou contar o resto porque não é edificante.
    Não sei se os historiadores amapaense sabem dessa: foi no prédio da Intendência, que aparece na foto,que o primeiro governador Janary Nunes, do então Território, foi empossado pelo último intendente, Major Eliezer Levy, nome do nosso trapiche.

    ResponderExcluir
  2. O Sr. Mário Cruz morou por muitos anos na Av. Presidente Vargas quase esquina com a antiga Rua José Serafim, hoje Tiradentes.
    O espaço está aberto para os historiadores se pronunciarem sobre o que o Lindoval registrou em seu comentário.
    .......................
    Um detalhe histórico: O major Eliezer Moisés Levy governou Macapá em três períodos (1932-1935; 1937 e 1942-1944), tendo sido o responsável pela reforma do antigo prédio da Intendência de Macapá, a construção do trapiche que recebeu seu nome, e da capela do cemitério central. Também teve início, em sua administração, a construção da Rodovia BR-156 (Macapá-Clevelândia).Além de ter sido também o primeiro prefeito do Município de Macapá, na era Território Federal do Amapá. ( Fonte: Portal AMAPÁ.net )

    ResponderExcluir
  3. O prédio da antiga Indedência, ao longo de sua história abrigou diversos orgãos governamentais: além da Intendência, Prefeitura, Central de Policia- na época ocorreu pavoroso crime em seu interior - Procuradoria e por último o Museu. No prédio antigo, defronte à Intendêcia, ficava a primeira sede do antigo Tiro de Guerra, depois incorporado pela firma Irmãos Zagury.

    ResponderExcluir
  4. Lembro bem de uma casa de madeira cinza situada nas proximidades da antiga Intendência, onde morava o Mario, colega do Celso Façanha. O Mario foi namorado da Graça Smith qdo adolescentes, e eu era colega da Graça. Sera que o Mario era filho do Mario Cruz? Se era, então o Mario Cruz morou também ai na Av. que tem seu nome. So estou ligando os fatos.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA MACAPÁ ANTIGA – TEÓFILO MOREIRA DE SOUZA - UM PIONEIRO DE RAIZ

Nosso biografado de hoje é pioneiro de raiz de Macapá. Cidadão simples, pobre, humilde, mas com valores que o faziam um homem correto, respe...