quinta-feira, 15 de abril de 2010

Fotos do estado atual das máquinas do antigo Cine Teatro Territorial

Essas fotos de 2007 retratam o atual estado de abandono das antigas máquinas de exibição do ex-Cine Teatro Territorial.
Elas se encontram afixadas na mesma sala de operações do cinema, desde quando foram instaladas em 1948.
Como pode-se observar, o que realmente existe é um montão de ferro velho, com falta de suas principais peças, totalmente sucateado.







O espaço anteriormente usado pelo ex-Cine Teatro Territorial vem sendo utilizado pela Escola Estadual Barão do Rio Branco, como área para eventos especiais do estabelecimento, tais como reuniões de pais e mestres, comemorações do Dia das Mães, etc. Veja nas fotos abaixo:


Palco e carteiras utilizados pela Escola Estadual Barão do Rio Branco.

Enquadramento a partir do palco mostra que a antiga entrada do ex-Cine Teatro Territorial, foi totalmente vedada. O acesso atual dá-se pelo interior da Escola Estadual Barão do Rio Branco.


Reproduções: Fotos de Samuel Silva ( 2007 )

(Cortesia do Jornal Diário do Amapá)

5 comentários:

  1. Essas mquinas deveriam estar em um museu! O sr João, um dos que operavam essas maquinas e também que recebi os ingressos na frente, esta vivo. Ele deve ter muita coisa pra contar...

    ResponderExcluir
  2. Na época em que tirei essas fotos conversei com o Sr. João Freire,realmente é uma lenda viva.

    ResponderExcluir
  3. Olá João, achei seu blog atravez do twitter. Sou estudante de arquitetura da unifap, estou realizando um trabalho (projeto de restauro) sobre o antigo cine macapá. Gostaria de saber se vc tem informações/ fotos do cine e se poderia me repassar. Parabéns pela forma que vc conta a história da nossa cidade. Agora percebo o quanto somos carente de material para pesquisa sobre o nosso Estado. Desde já grata, pela atenção.

    ResponderExcluir
  4. João Lazaro, gostaria que vc informasse a Aline que a viuva do Sr. Cruz, antigo proprietario do Cine Macapa reside na Av FAB, em frente ao Hospital Geral. Ela pode procurar também a Janice Cruz ou o Paulo Cruz, meus amigos e filhos do Sr. Cruz. Muito importante o projeto dela para todos nos.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tenho um maquinario de cinema antigo para vender.
    se alguem tiver interrese entre em contato pontal_construcao@hotmail.com

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA MACAPÁ ANTIGA – TEÓFILO MOREIRA DE SOUZA - UM PIONEIRO DE RAIZ

Nosso biografado de hoje é pioneiro de raiz de Macapá. Cidadão simples, pobre, humilde, mas com valores que o faziam um homem correto, respe...