segunda-feira, 16 de julho de 2012

O Estaleiro Territorial

Com a instalação do Poder Executivo Territorial em 25 de janeiro de 1944, o Governo do Amapá, sob o comando de Janary Gentil Nunes, implantou toda a infraestrutura básica para o desenvolvimento da região, incluindo a criação de um órgão que coordenasse o primeiro Serviço de Transporte Fluvial que foi o SERTTA – NAVEGAÇÃO.
Para a manutenção das embarcações houve necessidade de se instalar um Estaleiro Naval, que inicialmente, funcionou em um pequeno barraco, erguido bem ao lado do local onde depois foi implantado o estaleiro grande.
(Foto: Reprodução de arquivo)
Nesta foto dos anos 60, clicada de cima da Fortaleza de Macapá,  podemos ver em primeiro plano o Estaleiro definitivo, onde havia um trilho que buscava as embarcações de dentro d'água até em cima.
Na parte debaixo da foto observamos a margem do igarape da Fortaleza, hoje totalmente aterrado.
O Estaleiro Territorial, situava-se mais ou menos na área hoje ocupada pela Casa do Artesão, na frente da cidade.
(Foto: Reprodução de arquivo)
(Para melhor visualização clique na imagem)
Esta foto mostra com destaque o primeiro Estaleiro da época do ex-Território Federal do Amapá que era administrado pelo SERTTA NAVEGAÇÃO.
Depois que o grande estaleiro de Macapá foi demolido, foi edificado um outro menor na praia de Fazendinha, como vemos na foto abaixo:
Ainda hoje a área pertence ao governo do Estado do Amapá e algumas carcaças de barcos e navios são vistos na praia. O pequeno estaleiro de Macapá que antecedeu o maior era muito mais simples. Quando surgiu o estaleiro da Fazendinha, a frota do governo já não contava com os barcos de madeira, quase todos vendidos a terceiros. Na época já existiam os navios comandante Idalino Oliveira, comandante Pedro Seabra e comandante Solon de Almeida.

Informações do historiador Nilson Montoril de Araújo, via e-mail.
(Post repaginado em 16 de julho de 2012 e
reeditado por haver saído com incorreções.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...