terça-feira, 10 de julho de 2012

Professora Nazaré Braga: Uma Pioneira do Magistério Amapaense


A pioneira Maria de Nazareth Eunice Braga Zona nasceu em Mazagão/Amapá, em 03 de setembro de 1939. Filha de um comerciante português da cidade de Braga e uma dona de casa do Anajás, é a mais velha de três irmãos.
Aos 16 anos iniciou sua carreira no magistério como professora auxiliar no Grupo Escolar Azevedo Costa, sendo indicada para o cargo pela Profª. Ernestina Neves Sozinho. No ano seguinte assumiu a cadeira de professora. Foram 30 anos dedicados ao magistério.
Casou-se aos 41 anos com o italiano de Caserta/Nápoles Salvatore Zona, que chegou ao Brasil na década de 50, como missionário da Igreja Católica para realizar trabalhos sacerdotais na cidade de Macapá.
Conheceram-se na época em que Nazaré ajudava nos trabalhos da igreja e cantava durante as cerimônias religiosas. Somente após 20 anos de amizade e convivência imaculada, Nazaré cedeu aos pedidos de Salvatore, com quem finalmente se casou em 1980. Juntos tiveram 01 filha.
Logo após o nascimento da filha, seu marido sofreu um infarto e Nazaré iniciou uma longa e árdua trajetória de luta pela vida, amor e renúncias. Foi neste momento que Nazaré abdicou da carreira e pediu aposentadoria para dedicar-se exclusivamente a cuidar de seu esposo e sua filha.
Foram 07 anos e 06 meses de duras batalhas, mas em 20 de abril de 1990 seu esposo faleceu, o que levou Nazaré a decidir mudar-se para Belém, onde reside desde 1991.
Hoje, aos 72 anos, a Profª. Nazaré Braga é viúva, aposentada, mãe, sogra e avó. Considera-se uma pessoa abençoada por Deus, que em meio às lutas e vitórias aprendeu a ser tolerante, forte e persistente.
Em 2011 Nazaré Braga visitou Macapá e reencontrou alguns queridos amigos, mas a saúde debilitada a impediu de passar muito tempo em sua amada Macapá.
“Há 30 anos havia mais disciplina; os professores eram respeitados e os pais eram mais engajados nas atividades escolares de seus filhos.” (Nazaré Braga)

Fonte: Informações da profª Nazaré Braga e de sua filha Maria Teresa.

Um comentário:

  1. Querido João Lázaro, obrigada por ter contado a história da minha família com respeito, fidelidade e carinho. Deus te abençoe. Bjsss.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...