segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Morre, aos 87 anos, o ex-prefeito de Macapá: Heitor de Azevedo Picanço

Faleceu nas primeiras horas da tarde desta segunda-feira(29), em sua residência em Macapá, o pioneiro e ex-prefeito da capital do Amapá, Heitor de Azevedo Picanço. O corpo do ilustre pioneiro está sendo velado na Capela Santa Rita e deverá ser sepultado na manhã da terça-feira(30), no Cemitério N. Sª. da Conceição, que fica às proximidades. As nossas condolências à família enlutada. (Fonte: repórter João Bolero Neto - via telefone)
(Reprodução)
Heitor de Azevedo Picanço nasceu na localidade de São Sebastião do rio Pedreira, Município de Macapá, no dia 6 de janeiro de 1924, primogênito do casal João Batista de Azevedo Picanço e de Maria Claudina Picanço. Iniciou seus estudos no antigo Grupo Escolar de Macapá, onde concluiu os preparativos para prestar exames de admissão ao curso ginasial no Colégio Salesiano Nossa Senhora do Carmo, na cidade de Belém, concluindo no ano de 1942; ingressou na Escola Técnica de Comércio do Amapá, por onde se graduou Técnico em Contabilidade.
Ingressou na vida pública ao ser nomeado Auxiliar de Tesoureiro do ex-Território do Amapá, por indicação de seu pai. Casou-se com a jovem Helenita Gomes de Souza no dia 13 de maio de 1948, com quem teve os filhos Heleni, João Batista, Heiliana, Roberval, Herbert, Francisca, Helder e Hildemar. Heitor exerceu, na conjuntura administrativa do Território do Amapá, o cargo de Tesoureiro, substituindo seu pai ao se aposentar; Prefeito de Macapá por duas vezes – de Agosto de 1951 a novembro de 1952 e de Janeiro de 1957 a março de 1961; Diretor Financeiro da Companhia de Água e Esgoto do Amapá-CAESA; Chefe de Gabinete da Secretária de Saúde; Membro do Conselho Deliberativo da Companhia de Eletricidade do Amapá-CEA; exerceu o mandato de Prefeito pró tempore de Santana. Além dos cargos que exerceu, Heitor deu aulas na Escola Técnica de Comércio nas matérias de Análise de Balanço e Contabilidade Pública; membro do Conselho Deliberativo do Esporte Clube Macapá e do Amapá Clube; político ligado ao antigo PSD, esteve sempre liderando grupos e elegendo amigos.
Fonte: Livro Personagens Ilustres do Amapá - de Coaracy Barbosa Vol 1 - 1997.
(Atualizado às 09h18m)

Um comentário:

  1. Muito agradecido amigo João Lázaro, pela homenagem feita para o meu saudoso Pai, neste seu conceituado blog.

    Helder Picanço.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...