sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Derrubada dos velhos prédios da Macapá antiga

( Foto: Reprodução de jornal )
( Foto extraída do album Facebook do escritor Paulo Tarso Barros )
Esta foto, extraída dum recorte do Jornal Amapá, registra os serviços de demolição de um trecho da Rua São José – entre as praças Veiga Cabral e Barão do Rio Branco - no começo dos anos 70, durante o governo do General Ivanhoé Gonçalves Martins. Ivanhoé Martins governou o Amapá de 10 de abril de 1967 a 06 de outubro de 1972.
Nestas imagens dos anos 50, vemos como era o trecho no começo do Território. Bem no cruzamento da Av. Presidente Vargas com a rua São José funcionava, nas décadas de 3O, 4O e início dos anos 5O o comércio do "Seu" Pitaíca, (Sr. Manoel Eudóxio Pereira) tradicional família residente em Macapá desde os primórdios. No prolongamento da São José no sentido da Praça Barão do Rio Branco existia o Café Continental que pertenceu ao Sr. Natan Pecher, (tio da Sarah e do Dr. Leão Zagury). Antes do Continental seu Natan dirigiu a  Sorveteria Central que funcionou no velho casarão da Praça da Matriz e que pertencia à Família Zagury.

2 comentários:

  1. João que pena que destruíram tudo. Macapá deve ter ficado sem cara. Tio Natan casado com tia Syme era imigrante romeno e trabalhou toda a vida com bar, vendendo café com as coisas gostosas que minha tia junto com a DADA preparavaM: bolos, doces, sorvetes, salgados, Tudo era delicioso pois tia Syme cozinhava muito bem. Sarah Zagury

    ResponderExcluir
  2. sou geógrafa, formada na Unifap e, procurando material para fazer um painel para Feira de Ciências na escola onde leciono, encontrei essa riqueza viva. Sou amapaense e amo minha terra, sempre me encantei com a história da Macapá antiga, contada pelos "veteranos" desta terra, estou maravilhada com tudo que encontrei. Parabéns!!!

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...