quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Um missionário pioneiro: Padre Antonio Cocco

Padre Antonio Cocco foi um dos pioneiros missionários do Pime que trabalharam em Macapá.
(Reprodução)
Clique na foto para ampliá-la

Ele chegou ao Amapá em 1948.
Desde então começou o seu brilhante trabalho e fez inúmeras realizações.
Entre elas a construção da torre da igreja Nossa Senhora da Conceição e a construção da igreja de Santo Antônio no centro da cidade, entre outras coisas.
Se você souber mais sobre o trabalho do Pe. Antônio Cocco, deixe seu depoimento nos comentários.

4 comentários:

  1. Ele foi uma pessoa fantástica e uma das maiores influências positivas em minha vida. Grande Mestre. Saudades...

    ResponderExcluir
  2. Sacerdote italiano, que trabalhou no Amapá a partir de 1948. Nasceu em Andria-Itália, em 21 de fevereiro de 1917, filho de Salvador Cocco e Carmela Spiriticehia. Formado em Teologia, em 1940 é ordenado padre, começando a trabalhar em 19431, no Seminário de Treviso, perto de Veneza, como assistente dos alunos seminaristas. Em 1942 foi ajudante do pároco de Segretti, em Milão. No mesmo ano, quando rompeu a Segunda Guerra Mundial, foi destacado para a cidade de Andria, permanecendo até 1945.

    Chegou a Macapá em 18 de dezembro de 1948, passando a trabalhar na capela de Nossa Senhora da Conceição, no Trem. Em 6 de dezembro de 1949 é nomeado capelão, prestando serviços de pastoral de saúde aos doentes das Unidades de Saúde do Amapá. Em 5 de maio de 1950 lança a pedra fundamental da futura matriz e da estátua de Nossa Senhora da Conceição no Trem; constrói uma capela e celebra a 1ª missa em agosto de 1950. Nomeado Vigário Ecônomo (administrador financeiro) da Igreja Matriz de São José, o padre Antonio Cocco teve uma atuação dinâmica em Macapá, cujos feitos se destacam:

    - Conclusão do Monumento ao Sagrado Coração de Jesus, no pátio da casa dos padres, ao lado da Igreja Matriz, em 1º de novembro de 1962, em comemoração ao 50º aniversário de fundação da Irmandade do Apostolado da Oração em Macapá, criado pelo Padre Júlio Maria de Lombaerde;

    - Construção de um monumento a São José, padroeiro católico da cidade, com a estátua esculpida pelo artista português Antonio Costa, e fixada numa pedra existente em frente à cidade, ao lado do trapiche, em 1965;

    - Construção de uma coluna para sustentar a imagem de Nossa Senhora da Conceição, na Praça da Conceição (Trem).

    Em 18 de fevereiro de 1965 é nomeado Procurador do Pime em Belém, mas depois retorna a Macapá.


    ResponderExcluir
  3. Minha infância foi na casa atrás da Igreja do Rosário da Campina, também chamada Rosário dos Pretos, onde Padre Antonio foi pároco por muito tempo. Foi um tio para mim. Muito aprendi com ele. Depois da primeira Missa, que ele celebrava em jejum, subia na nossa casa para tomar o café matinal. Muito fez pela sua paróquia. Realizou importante trabalho de humanização na zona do meretrício no bairro. Ensinou-me a amar o cristianismo. Nunca sairá do meu coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheci-o na Igreja do Rosário e realizou meu casamento e batizados de filhos. Além do que foi falado acima, teve grande influência nos jovens do bairro, que lembram dele com muito amor. Sua celebração da missa era uma catequese. Na igreja do Rosário, em Belém, há um grande quadro de sua imagem. Nunca o esquecerei.

      Excluir

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...