terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Os 66 anos de Manoel Bispo: um pioneiro de múltiplas facetas

Data: 15 de fevereiro de 1945
Há exatos 66 anos... nascia em Belém do Pará, Manoel Bispo Corrêa, filho de Paulo Roberto Corrêa (Mestre Paulo) e Maria Bispo Corrêa.
(Reprodução)
Foto extraída do blog da APES
Manoel Bispo, é artista plástico, professor, poeta e compositor.

Ainda criança a família se mudou para o Amapá. Fez seus primeiros estudos na antiga Base Aérea do município do Amapá. Em 1954 mudou-se para a capital do Território, Macapá, onde estudou em vários colégios (Alexandre Vaz Tavares, Azevedo Costa e Colégio Amapaense). Começou a pintar e a escrever aos 16 anos de idade. Estudou Belas Artes no Rio de Janeiro. Exerceu, dentre outros cargos, o de presidente da Fundação Estadual de Cultura-Fundecap, Conselheiro de Cultura durante muitos anos, diretor da Escola de Arte Cândido Portinari e sempre foi um participante ativo dos movimentos artísticos e culturais do Amapá, cuja trajetória é um observador perspicaz, lúcido e com uma visão privilegiada.

Manoel Bispo é umartista de múltiplas facetas, consciente do seu fazer poético, um criador que sabe manusear os vocábulos com maestria e compor poemas marcantes, verdadeiras obras de arte, frutos de uma mente talentosa. Temos o maior orgulho de conviver com um artista dessa magnitude, que atingiu um nível literário admirável, igualando-se aos grandes nomes da literatura universal. É uma dádiva ter ele escolhido a nossa terra para daqui enviar seu canto belo e denso, cheio de sutilezas que engrandecem a poesia”. (Paulo de Tarso Barros)

Manoel Bispo já publicou os seguintes livros de poemas: Cristais das Horas (1978); Mental Real (1986); Canto dos meus Cantares (1990); Intátil (2002) ); Amostra Grátis (2004), poemas,Tarso Editora, edição artesanal) e Palavras de Festim (poemas, 2007) e participou das antologias Coletânea Amapaense (1988); Coletânea de Poesias Poetas do Meio do Mundo (2009); Coletânea de Contos - Contistas do Meio do Mundo (2010), sendo que coordenou e organizou estas duas e está coordenando mais duas coletâneas: uma de crônica e mais uma de poesias.

Fonte: blog da Associação  Amapaense de Escritores - APES
Saiba mais

4 comentários:

  1. Quero parabenizar meu grande amigo João Lázaro pela brilhante matéria, homenageando o meu querido professor e amigo Manoel Bispo. Quero dizer que tive o privilégio de ser aluno deste renomado homem culto, quando estudei no Colégio Amapaense, há época denominado "Colégio Padrão". Êle foi meu professor de desenho. Valeu!Janjão, e muitas felicidades ao nosso ilustre amapaense Manoel Bispo. Com todo carinho do jornalista, radialista, administrador, cantor e músico RODOLFO SANTOS.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado amigo Rodolfo...
    Prazer vê-lo por aqui, também.
    Volte sempre.
    grande abraço

    ResponderExcluir
  3. BOA TARDE! GOSTARIA DE SABER UM POUCO MAIS SOBRE AO OBRA ENSAIO GERAL PARA O COTIDIANO DE MANOEL BISPO, POIS ESTOU PRECISANDO MUITO E IRÁ CAI NO VESTIBULAR DA UEAP 2012, E TAMBÉM TORÇO PARA NOSSOS ARTISTAS REGIONAIS SEJAM SEMPRE VALORIZADOS!

    ResponderExcluir
  4. cara o site esta otimo mas deveria conter trechos dos poemas dele

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...