quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Esportes: Fazendinha Esporte Clube

(Foto: Reprodução/Arquivo Aluísio Cantuária)
Clique na imagem para ampliá-la
( Contribuição do amigo Aloísio Cantuária, via e-mail )
Uma formação do Fazendinha Esporte Clube antes de um jogo com o Manganes, em Serra do Navio.
Data: Fins de 50 ou início de  60.
Em pé, da esquerda para a direita: Zé Maria Leão (técnico); Domingos, Flávio, Bento Góes, Charuto, Soró (Antonio) e Zezé; Renato Viana (diretoria).
Agachados, da esquerda para a direita: Valdir, Raimundo Viana (Camarão), Ernani Marinho, Boró e Zé Pracinha.

8 comentários:

  1. Oi, João.
    Segundo Zé Pracinha, marido de minha irmã, professora Ana, essa foi uma excursão do do time do Fazendinha à Serra do Navio atendendo convite do Manganês Esporte Clube.
    Alguns jogadores, segundo Zé Pracinha, eram convidados do Fazendinha como reforço, caso do Domingos, Bento Góes, Ernani Marinho e o segundo jogador agachado, após o Valdir.
    Por motivos que desconheço, não aparecem aí o Orlando (Papa-arroz) e o Estrela, cracaços, nem meu pai (Vitório Cantuária), presidente do Clube. Talvez porque, na época do futebol amador, nem todos podiam se ausentar devido o trabalho. Exceto os que citei como convidados, mais o Zé Pracinha e Renato Viana, os demais moravam e trabalhavam na Fazendinha.
    Profissionalmente, quase todos estavam ligados à antiga Divisão de Produção (hoje Secretaria de Agricultura), que funcionava ali nas imediações do Largo dos Inocentes, bem atrás do prédio da Biblioteca Pública.
    Espero não ter esquecido nada do Fazendinha, até porque essas informações são lembranças de um garoto entre 8 e 9 anos.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oi, João.
    Uma retificação: o senhor José Maria Leão era policial, portanto, da Guarda Territorial. Essa função foi exercida na Vila, anteriormente, pelo inspetor Gama, pai do Ruy Gama, que foi atleta em Macapá (ver postagem do dia 5 de junho de 2010 - Memória do Esporte), do Carlos (falecido) e da Lurdes.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola!!! Sou filha de Jose Laria Gonçalves de Leao e ele era Policial e juiz de futebol

      Arbitrou Varois jogos.
      Nois familia nos lembramos mt bem
      Mt obrigado

      Excluir
  3. Ok Aluísio, obrigado pelas informações.
    grande abraço

    ResponderExcluir
  4. ESTOU MUITO EMOCIONADO POR VER ESSA FOTO DE MEU AVO JOSE MARIA GONçalves de leao , sou neto dele moro em Paris como boa parte de sua familia , parabens
    Chryst josé leao Passard

    ResponderExcluir
  5. OLA JOÃO! MUITO PBRIGADO PPOR ESSAS BELAS RECORDAÇÕES DE MEU SAUDOSO AVÔ JOSÉ MARIA GONÇALVEZ DE LEÃO E DE MEU SAUDOSO TIO GAMA, CASADO COM MINHA TIA MAS VELHA SAUDOSA NILMA GONÇALVEZ DE LEÃO, DIA 15 DE JANEIRO DE 2011 MEU AVÔ COMPLETOU 16 ANOS PARA DESCNÇAR AOS BRAÇOS DE DEUS MAS SEUS EXEMPLOS DE UM HOMEM CORRETO E DIGNO É MUITO VIVO AINDA NO MEIO DE TODOS DA FAMILHIA LEÃO, HOJE COM 80 ANOS MINHA AVÓ LUZIA GONÇALVEZ DE LEÃO LEVA ESSA FAMILHIA. MUITO OBRIGADO POR TODA ESSAS RECORDAÇÕES TÃO CARINHOSAS COM MEU AVÔ E MEU TIO GAMA. CLAUDIA LEÃO

    ResponderExcluir
  6. Oi João! fiquei muito honrada de ver meu avô postado nesta foto, ele é o José Maria Gonçalves de Leão, estou muito feliz por criado esse blog e colocado em destaque essa foto, pois morei muito tempo no Rio e quando voltei de lá, meu avô não estava mais vivo e eu fiquei sem ter nunhuma foto dele.
    Gostaria de saber, se você tem por aí, fotos da Fazendinha na qual meu pai estivesse presente: BENEDITO DA GAMA MARQUES, ele era assim como meu avô JOSÉ MARIA GONÇALVES DE LEÂO da atiga GUARDA TERRITÓRIAL, se puder posta aí, será muito interessante para nós familiares e comunidade em geral deste Distríto...
    Obrigada de coração!!! Lauriane Leão Marques.

    ResponderExcluir
  7. Meu avô, José Dias Tomaz, o Zezé. E tbm o padrinho do meu pai, o Soró, estão aí nesse timaço! Tbm faltam alguns dos meus tios, como o Marinheiro, centroavante e o Uruá, zagueiro!
    Muito bom recordar!
    Obrigado por essa maravilhosa recordação!

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...