segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Hospital São Camilo e São Luis, obra missionária de Marcello Candia

(Reprodução)
Há 42 anos, em 7 de fevereiro de 1969, era inaugurado, em Macapá, o Hospital Escola São Camilo e São Luis, localizado no bairro Santa Rita.
(Reprodução)
Seu construtor foi o Dr. Marcello Candia(foto), rico industrial de Milão, na Itália, que se desfez de suas propriedades para aplicar o resultado numa obra missionária.
O hospital foi edificado sob a égide de Prelazia do Macapá, no Amapá, constituída pelos padres do PIME - Pontifício Instituto para missões Estrangeiras, todos italianos.
Após dois anos de funcionamento, o Dr. Marcello Candiaentendeu que não tinha conhecimentos suficientes para administrar o hospital.
Recorreu, então aos religiosos camilianos de São Paulo e estes enviaram ao local dois padres médicos, Angelo Pascal e Raul Matte.
(Foto menor: Pe. Raul continua até hoje no hospital).
Após algum tempo, doou o hospital à Sociedade Beneficente São Camilo que o mantém até hoje.
Em 1975, o hospital fundou uma escola de técnicos de enfermagem.
O nome do hospital escola deveu-se ao fato de este servir como campo de estágio para acadêmicos de medicina de diversos Estados do Brasil.
A grande extensão territorial do Estado do Amapá sugeriu a implantação de atividades de saúde comunitária por meio da instalação de postos de saúde em várias localidades.
A ordem de Malta doou ao hospital um barco laboratório que se chama São João Batista para que o padre camiliano médico Raul Matte visite as ilhas ao redor da Ilha do Marajó e leve assistência médica e religiosa à população daqueles lugares, que em geral é muito carente.
Entidades da Áustria e de outros países patrocinam a realização permanente de cursos de formação de parteiras e de agentes de saúde comunitária.
Em setembro de 2004 realizou o seu Congresso Anual de Pastoral da Saúde com a presença de mais de 200 pessoas.
Dia 29 de outubro de 2005, levou a efeito diversas inaugurações envolvendo: Clínica Obstétrica, Ambulatório São Camilo ll com 10 consultórios e a Clínica Ana Néri com apartamentos para a internação de beneficiários de convênios e particulares.
Em novembro de 2006, inaugurou um novo Pronto - Socorro, mais cinco suítes para convênios e um Centro de Diagnóstico.
Já em novembro de 2007 procedeu à inauguração de uma UTI neonatológica, um pré-parto e uma hidroterapia com àgua aquecida.
O Hospital São Camilo e São Luis constitui-se referência em saúde no Amapá.
Fonte: site do Hospital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...