segunda-feira, 9 de junho de 2014

Primeiro Matadouro (Curro) do Município de Macapá

Clicar na foto para ampliá-la
Ano 1908  - Local onde  funcionou o Primeiro Matadouro (Curro), do município de Macapá.
Segundo o historiador Nilson Montoril, "o primeiro Curro Municipal de Macapá ficava na Passagem Carlos Novais, ocupando a área que hoje abriga o Centro de Cultura Franco-Brasileira, perto do Hotel Macapá, na frente da cidade. Posteriormente tivemos o matadouro ao lado da Fortaleza, área do Elesbão e mais tarde na Fazendinha".
Foto pertencente ao acervo publicado no "Álbum do Estado do Pará" que retrata a resenha dos 8 anos do governo Augusto Montenegro, no Pará. Além do relato histórico, o importante documento possui muitas fotos da época, que foram feitas pelo excelente fotógrafo Fidanza, em 1908.
Nota do blog - O primeiro Mercado Municipal de Macapá, era um edifício de forma arredondada que localizava-se atrás do Macapá Hotel, bem próximo ao primeiro matadouro, ou "Curro". Só depois, em 1953, foi inaugurado o Mercado Central, na área entorno da Fortaleza de Macapá, onde funciona até hoje. 
(Repaginado e atualizado em 09/06/2014) 

Um comentário:

  1. Qual a localização? No Igarapé das Mulheres tinha um.
    Aurea Batista de Sá Viana.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...