domingo, 1 de junho de 2014

Do Fundo do Baú: Memória do Esporte - Time de Vôlei do Esporte Clube Macapá

Nosso Baú Histórico de hoje, trás um registro raro das estrelas do vôlei amapaense na década de 1950. Trata-se do time de vôlei feminino do Esporte Clube Macapá, que encontrei no acervo do amigo Juvenal Canto, via Facebook.
De posse dessa relíquia histórica, passei a incumbência ao Édi Prado - nosso correspondente e parceiro em Macapá, nos assuntos do blog Porta-Retrato - para localizar a professora Zulma Carneiro, uma das pioneiras da educação física, em Macapá, e saber se a mesma poderia, gentilmente, nos ajudar na identificação das atletas, que, ao lado dela, brilharam nesse esporte, nos primeiros anos do ex-Território Federal do Amapá.
Ao ser localizada, nossa amiga, professora Zulma, colocou-se à disposição para nos auxiliar naquilo que precisássemos.
Segundo nossa informante, "a foto é o registro de um jogo do Esporte Clube Macapá, contra o Amapá Clube, em 1954 , na Praça Barão do Rio Branco, na quadra em frente ao prédio dos Correios. O Macapá foi o campeão do torneio." 
As atletas, a partir da esquerda para a direita da tela, são:
Em pé: (4) Rosemery Cavalcante e (8)Maria do Socorro Lavor Benigno, ambas filhas do Sr. Adaucto Benigno Cavalcante (falecido)que foi gerente da Loja "A Pernambucana", em Macapá; (6) Zulma Carneiro; (10)Alzira Reinaldo - sobrinha do Mestre Oscar Santos.
Agachadas: (3)Maria Isabel Conceição(7) Terezinha Guedes - filha de Sr. Acésio Guedes (falecido); (5) Maria Cavalcante - esposa de professor Ubiracy de Azevedo Picanço (ambos falecidos) e a atleta (9) Nazaré ( não recorda o sobrenome).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PIONEIRO DO ESCOTISMO AMAPAENSE > CHEFE DÁRIO CORDEIRO JASSÉ (in memorian)

Chefe DÁRIO CORDEIRO JASSÉ, deixou seu nome nos anais do Movimento Escoteiro do Amapá.  Foi dele a iniciativa de fundar no dia 13 de julho d...