segunda-feira, 7 de maio de 2012

Elcy Rodrigues Lacerda: Uma Pioneira do Magistério Amapaense

A professora Elcy Rodrigues Lacerda nasceu em 10 de abril de 1945, em Belém do Pará.
Era Mestre em Educação e lecionou desde as disciplinas do ensino fundamental até o terceiro grau, como Psicologia Educacional, Filosofia, Sociologia e História da Educação na Universidade Federal do Pará, tendo se destacado pela sua atuação na área pedagógica e do magistério. Foi Redatora-chefe do jornal da prelazia de Macapá “A Voz Católica”; Diretora da "Rádio Educadora São José Ltda"; Secretária e Membro do Comitê Executivo de Cáritas Brasileira e Internacional; Diretora e Coordenadora de Centros Acadêmicos na UFPA e em Brasília.
Elcy teve uma militância político-estudantil que vai desde a União dos Estudantes Secundaristas do Amapá à fundação do Diretório Acadêmico de Pedagogia, sendo membro da sua primeira diretoria. Ela viveu sua vida e profissão intensamente, vindo a falecer em 10 de fevereiro de 1996, com 50 anos de idade.
Após sua morte, sua família doou para a Biblioteca Pública recordações diversas da professora, que também era amante de viagens. E foi conhecendo novos lugares que ela colecionou pequenos objetos, quadros, artesanatos, que fazem parte do acervo da Elcy Lacerda.
Da doação constavam: 744 livros, 467 entre periódicos, relatórios, boletins, teses, catálogos, apostilas, 170 folhetos de panfletos, 180 peças artesanais, 9 telas, 1 mesa, 1 armário, 1 banqueta e 40 fotografias.
A Biblioteca Pública passou a ser denominada Biblioteca Pública Estadual Elcy Rodrigues Lacerda em 22/05/96, numa justa homenagem àquela ilustre Pioneira do Magistério Amapaense. A Biblioteca, é um órgão vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
A Sala Elcy Lacerda, criada e mantida na Biblioteca, hoje é um espaço que preserva a memória da saudosa e emérita educadora e contém seus livros, objetos pessoais, fotos, documentos, artigos e registram a história de uma vida dedicada ao ensino e ao crescimento espiritual do ser humano.

Fonte: Biblioteca Elcy Lacerda, com informações do professor Paulo Tarso Barros

5 comentários:

  1. Excelente documentário sobre esta ilustre mestra; estive em Macapá e fotografei a biblioteca pública que leva o nome dela, uma personalidade que está na história da educação no Amapá, qualquer fotografia panorâmica, antes de inserír na página do panoramio e google eu procuro saber os dados históricos do lugar, da pessoa, etc e encontrei em seu excelente blog as informações que procurava, obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Excelente documentário sobre esta ilustre mestra; estive em Macapá e fotografei a biblioteca pública que leva o nome dela, uma personalidade que está na história da educação no Amapá, qualquer fotografia panorâmica, antes de inserír na página do panoramio e google eu procuro saber os dados históricos do lugar, da pessoa, etc e encontrei em seu excelente blog as informações que procurava, obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Acho que passou desapercebido , mas existe uma escola com o nome da professora Elcy lacerda, essa escola fica dentro do CESEIN.e eu sou o pedagogo de lá. ...abracos

    ResponderExcluir
  4. Excelentes comentários a respeito dos nossos professores pioneiros na época do ex território federal do Amapá....

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA MACAPÁ ANTIGA – TEÓFILO MOREIRA DE SOUZA - UM PIONEIRO DE RAIZ

Nosso biografado de hoje é pioneiro de raiz de Macapá. Cidadão simples, pobre, humilde, mas com valores que o faziam um homem correto, respe...