quarta-feira, 9 de maio de 2012

A lendária Pedra do Guindaste

(Reprodução de arquivo)
Ano 1958 - Pedra do Guindaste – O detalhe fotográfico mostra como era aquele aglomerado de rochas localizadas em frente à cidade ao lado do Trapiche Eliezer Levy, cerca de 300 metros da margem do Rio Amazonas.
No século passado a Pedra do Guindaste teve como finalidade servir de alvo aos exercícios de tiro dos soldados, ao lado norte da Fortaleza de São José de Macapá.
No Detalhe a primeira pédra com São José
A pedra original foi derrubada pela colisão de um barco.
Em seu lugar foi construído um bloco de concreto e sobre ele foi colocada uma imagem de São José – Padroeiro de Macapá.
Existem muitas lendas em torno da “Pedra do Guindaste”, que ao longo dos tempos vêm servindo de inspiração a muitos poetas e pintores regionais.Uma delas é contada pelos moradores da antiga rua da praia e igarapé das mulheres, que afirmam existir uma cobra grande, com dimensões não calculadas, que na "maré de reponta"- ou seja, quando a água do rio não está na cheia e nem na vazante -, sai dali para tomar água, de maneira que a mesma nunca conseguiu cobrir a pedra. Se por ventura, alguma autoridade tiver a infelicidade de mandar retirar a pedra do rio, a água do amazonas subirá tanto que Macapá toda irá para o fundo.
(Foto extraída do Álbum Bela Macapá, do Facebook)
A imagem de São José - a primeira, antes do acidente - (foto acima) foi obra do arquiteto português, Antonio Pereira da Costa, que também fez os Leões do antigo Fórum, o busto de Tiradentes, no QG da PM e a estátua de Cabralzinho, na cidade de Amapá.
Detalhe: Era o pai do 'seu' Costinha, pioneiro da Companhia de Eletricidade do Amapá, já falecido.
Link relacionado:
Antonio Pedreira da Costa:O escultor dos Leões do Fórum
(Repaginado em maio de 2012)

5 comentários:

  1. A partir de que ano a imagem de São José foi colocada na pedra?

    ResponderExcluir
  2. muito bom saber das estórias de cada estado.sou de Belém e nunca tinha ouvido falar nessa pedra do guindaste..mas por causa da minha pesquisa de tcc estou aki vendo essa matéria.:)

    ResponderExcluir
  3. Tenho como meta conhecer meu país e só falta o estado do AP....
    Estou pesquisando e deparei-me com esta pedra e su lenda, adorei.
    Dia 03 de dezembro chego à Macapá, espero conhecer muitas outras lendas.
    Ansiosa!

    ResponderExcluir
  4. Tenho curiosidade em saber por quê se chama Pedra do Guindaste...claro que tem a ver com algum guindaste, mas qual a história por trás do nome? Abraço

    ResponderExcluir
  5. Cumi o cu de quem leu😘😘😘

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA MACAPÁ ANTIGA – TEÓFILO MOREIRA DE SOUZA - UM PIONEIRO DE RAIZ

Nosso biografado de hoje é pioneiro de raiz de Macapá. Cidadão simples, pobre, humilde, mas com valores que o faziam um homem correto, respe...