domingo, 20 de maio de 2012

Morre seu Assis Severo, aos 89 anos de idade

(Foto reproduzida do blog do João Silva)
Faleceu na madrugada de sexta-feira para o sábado(19/05), no Hospital São Camilo, em Macapá-AP, aos 89 anos de idade, o empresário Francisco Severo de Souza, o “seu” Assis ou Severo como ficou conhecido em Macapá desde que lá chegou no começo da década de 40, bem no início da implantação do Território Federal do Amapá, dando enorme contribuição ao governo do Capitão Janary Gentil Nunes, a quem prestava serviço com seu caminhãozinho apelidado carinhosamente pela população de “Chora, mas não mama”.
Francisco Severo de Souza nasceu no Ceará e chegou pequeno em Belém do Pará, levado pelos pais em busca de melhores dias; de Belém para o Amapá foi um salto que teve tudo a ver com a criação do Território Federal do Amapá.
Sempre na iniciativa privada. Severo comprou o primeiro ônibus a circular em Macapá, carinhosamente apelidado pela população de “Caixa de Cebola”. Depois criou outra empresa de ônibus, esta chamada de “Coração de Jesus”, que circulava pelas artérias precárias dos poucos bairros existentes naquela Macapá provinciana de 50, 60 anos atrás.
Seu” Assis ou Severo, como queiram, foi o primeiro empresário a montar um posto de gasolina nos moldes dos que já existiam Brasil afora, na época. O posto foi instalado no cruzamento da Avenida Cora de Carvalho com a Rua Cândido Mendes, no centro comercial, posto que hoje pertence à família Alcolumbre. Nesse posto de combustivel, o empresário Francisco Severo inaugurou a 1ª Concessionária de carros zero quilomêtro de Macapá, da marca Volkswagen, empreendimento que funcionou de 1965 até 1970.
Em 1973, no Bairro de Santa Rita a visão empresarial de Francisco Severo de Souza, inaugurou a mais bela revenda de carros zero da cidade, prédio bastante moderno para época, a Sevel Veículos, que manteve suas portas abertas ao público até 2002, já contando com a força e a renovação da presença dos filhos que foram assumindo aos poucos, a direção dos negócios da família.
Ainda é bom não esquecer que o empreendedorismo de Severo de Souza, levou suas empresas para outras cidades fora das fronteiras do Amapá, caso das concessionárias de veículos novos em Belém (SEVERAUTO), Marabá e São Luís do Maranhão.
Francisco Severo de Souza foi casado com dona Roseira, e com ela teve nove filhos: Aracy, Américo, Ubiratan-Bira (falecido recentemente), Ubiraci, Francisco, Guaracy, Paulo, Rosinha e Fabiano. Severo teve um 2º casamento, com dona Naíde Picanço, (irmã do ex-prefeito Heitor de Azevedo Picanço) com quem ainda gerou dois filhos, José Roberto e José Ricardo.
Pela sua história de vida, pela sua biografia irretocável de cidadão, de empresário e pai de família, estou certo que a sociedade amapaense perde um dos seus filhos mais ilustres. Francisco severo, que nasceu cearense, fez questão de pedir a família que fosse sepultado no Amapá, que aconteceu domingo, no Cemitério de Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Macapá.
Até a hora do seu sepultamento - ao final da tarde do dia 20 de maio - o corpo do ilustre empresário foi velado na Capela Ecumênica de Santa Rita, na Avenida Mendonça Furtado. (Atualizado dia 21/05/2012)
Texto  do jornalista João Silva, publicado originalmente em seu blog, especialmente adaptado e atualizado para o Porta-Retrato.

Links relacionados:
O Pioneiro Francisco Severo de Souza
O Primeiro Posto de Combustíveis de Macapá
"Caixa de Cebola" - O Primeiro ônibus de Macapá

Um comentário:

  1. Tive o prazer de conhecer o seu Severo, uma pessoa tranquila, amável, divertida,educada. Uma perda muito grande. Condolêcias a toda família.

    ResponderExcluir

MEMÓRIA DA MACAPÁ ANTIGA – TEÓFILO MOREIRA DE SOUZA - UM PIONEIRO DE RAIZ

Nosso biografado de hoje é pioneiro de raiz de Macapá. Cidadão simples, pobre, humilde, mas com valores que o faziam um homem correto, respe...