sábado, 29 de dezembro de 2012

Pioneiros Nordestinos: Famílias Pereira Carvalho e Lopes de Freitas

Neste registro fotográfico histórico dos anos 50, encontram-se membros das famílias Pereira Carvalho e Lopes de Freitas, em Macapá.
São fotos do álbum de família da amiga Ângela Carvalho e que foram reproduzidas, com a devida permissão dela, de sua página no Facebook.
O texto da legenda foi gentilmente preparado pelo amigo Luiz Lopes Neto, diretamente de Belém do Pará, que é integrante da família Lopes de Freitas:
Foto tirada entre 1955 e 1957, na antiga Vila dos Arigós (esquina da Hamilton Silva com Feliciano Coelho – Bairro do Trem).

“Esta foto é interessante para quem trabalhou na construção da Estrada de Ferro do Amapá.
Pessoas em pé da esquerda para direita: Sr. Paulo Pereira de Carvalho (na Icomi conhecido como Paulo Califon), Sr. Miguel Carvalho (conhecido como galo cego), Evaldo de Freitas (meu pai) com Jeronimo (meu irmão) no colo, Sr. Antônio Carvalho, Sr. Livalde (filho adotivo de meu avô Jerônimo “Gila”), Sr. José Pereira Sobrinho (mais conhecido como Zé Rolé), Sr. Bianor Carvalho, Sr. Pedro Carvalho com seu filho Carlos Carvalho no colo. Exceto Evaldo de Freitas (meu pai), todos são meus tios e foram funcionários da ICOMI.
Na fila do meio da esquerda para a direita estão a Sra. Oliete Carvalho, Sra. Anete Freitas Carvalho com seu filho Marconi no colo, Sra. Lourdes Freitas (minha mãe) com seu filho Agostinho no colo, Sr. Jerônimo Pereira de Carvalho (meu avô, “vovô Gila”), Sra. Maria Carvalho (minha avó) esposa do vovô Gila, conhecida pelos netos como “Mãe Maria”, Sra. Rita Carvalho Nunes com seu filho no colo, Sra. Amável Carvalho, Sra. Lourdes Carvalho.
As crianças na fila mais abaixo, da esquerda para a direita: João Eudes (meu irmão), Marcos Luiz (meu primo), Paulo Freitas (meu irmão), Lúcia Maria (prima), Ângela Maria (prima), Maria Lúcia (minha irmã), Gaspar (primo), a garotinha de preto é Márcia (filha da dona Rita), Luiz Neto (eu), Vital Freitas (meu irmão) e Maria Lúcia (esposa do ex-senador Jonas Pinheiro).
A criança sentada no chão, também é minha prima porém não consegui identificá-la.  (Luiz Lopes Neto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FOTO MEMÓRIA – PIONEIROS DO AMAPÁ

Médico e amigo Leão Zagury envia, do Rio de Janeiro , para o blog Porta-Retrato-Macapá , mais uma rara relíquia de seu baú de lembranças! Na...