quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Momentos de Álvaro da Cunha: Administrador

As fotos de Álvaro da Cunha, que estão sendo publicadas pelo blog Porta-Retrato, nos foram compartilhadas, em nome da família, pela senhora Hiléia Cunha, filha do poeta. Como as originais das mesmas não possuem qualquer registro no verso, tem sido impossível para a família conseguir identificar datas e/ou legendas que facilitem o reconhecimento das pessoas que aparecem nas imagens.
No caso dessas duas fotos, tivemos de levantar as seguintes hipóteses na tentativa de conseguir uma identificação:
O poeta Álvaro Cândido Botelho da Cunha foi presidente da CEA no período de 30.04.1962 a 04.02.1963. A informação está contida na Revista Perfil do Amapá - ano 1998/2000 editada pela empresa Colibri Promoções e Publicidades, com texto e pesquisa de Édi Prado, baseados em informações obtidas junto ao sr. Antônio Pereira da Costa Filho – Costinha funcionário de numero um da empresa.
E se considerarmos que o Dr. Raul Montero Valdez governou, o então Território do Amapá, de 12 de outubro de 1961 até 26 de novembro de 1962, não resta a menor dúvida que o ano das fotos foi 1962 e que podem ter sido o registro da posse de Álvaro da Cunha como presidente da empresa.
E o local do evento, não deixa dúvidas de que pode ter sido o próprio Gabinete da Presidência da Companhia de Eletricidade do Amapá, uma vez que os quadros na parede com fotos do Rio Araguari, apresentam imagens da região da antiga cachoeira do Paredão, que na época vinha sendo alvo de estudos para a construção da Hidrelética Coaracy Nunes.

Foto 1 – A partir da esquerda: Otávio Gonçalves de Oliveira, prefeito de Macapá de novembro de 1961 a dezembro de 1962; Sr. Clóvis Penna Teixeira,Secretário Geral do Território do Amapá, no Governo Raul Montero Valdez ; poeta Álvaro da Cunha; ? e o último à direita é o Dr. Raul Montero Valdez, os demais não foram identificados.

Detalhe histórico: Quando o Dr. Valdez foi nomeado governador levou o Álvaro, do Rio de Janeiro, para a presidência da CEA, e o  oiapoquense Otávio Oliveira, de São Paulo para a prefeitura de Macapá. (Jornalista Ernani Marinho).
Foto 2 – A partir da esquerda: poeta Alcy Araújo (de branco na mesa), poeta Álvaro da Cunha (em pé, com uma pasta na mão); Sr. Jacy Barata Jucá (sentado junto à parede); os demais não foram reconhecidos.
(Última atualização em 23/12/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...