terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Cultura: "O AMAPÁ DE HERMANO ARAÚJO E VERÔNICA DOS TAMBORES".

(Foto: Reprodução de vídeo / print de tela / by Pacto Audiovisual)
Verônica do Marabaixo,  cantora e compositora amapaense, de descendência africana, é popularmente conhecida como Verônica dos Tambores; Hermano Araújo, historiador de descendência cabocla, com base na etnia indígena. São casados há 16 anos.
No registro acima, dos anos 90, vemos a família – Verônica, Hermano e filhos - subindo a rampa da Fortaleza de Macapá. A foto, de um recorte de jornal, nos foi compatilhada, via e-mail, pelo escritor, professor e amigo Paulo Tarso Barros.
Aproveitando esta grata oportunidade, reproduzimos, abaixo, vídeo com um Documentário produzido pela Pacto Audiovisual, uma Produtora que desenvolve e viabiliza projetos audiovisuais nacionais e internacionais, especialmente para a televisão. Especializada em documentários, programas educativos e culturais.
Essa matéria, que pode ser acessada no blog da TAL – Rede de Televisões Culturais da América Latina, tem como título: O AMAPÁ DE HERMANO ARAÚJO E VERÔNICA DOS TAMBORES.

"O casal Hermano e Verônica apresenta o Estado do Amapá bem à mescla das etnias locais. Hermano, historiador, é caboclo, descendente de índios. Verônica, negra, traz dos ancestrais africanos a força de seus tambores. A viagem mostra peculiaridades de uma área isolada pela floresta amazônica, e que por isso ainda mantém as tradições locais bem preservadas. Interessante ver como o extinto extrativismo mineral deu lugar ao desenvolvimento sustentável, onde a industrialização da castanha surge como importante alavanca na economia amapaense. Nesse contexto, crianças ribeirinhas aprendem na escola como utilizar as plantas nativas e como é o trabalho das parteiras. O vídeo apresenta ainda particularidades pouco conhecidas da região “onde o Brasil começa”, como os índios Anhembi e o estádio de futebol Zerão, em Macapá. Dividido pela linha do Equador, cada lado do campo fica em um hemisfério."
Veja o Documentário a seguir:

Fonte: TAL/TV/Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...