quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Do Baú do João Silva: Futebol na Praça da Matriz

“A foto é preciosa não apenas pelas pessoas, todas jovens, que aparecem no clic de um fotógrafo anônimo; calculo que tenha ocorrido em 1959, 1960, 1961, por aí. O cenário também é precioso, mexe com a memória, com as lembranças de algumas gerações de amapaenses; trata-se do antigo campo de futebol da Praça da Matriz, onde eram disputados os certames de futebol juvenil da Casa dos Padres, aos domingos – aqueles que nenhum jovem podia participar sem ir à missa das seis da manhã na Igreja de São José. Alguns detalhes sobressaem: ao fundo as mangueiras centenárias derrubadas depois do golpe militar de 64; à esquerda a lendária Barraca da Santa e à direita, ao fundo, o primeiro estacionamento de táxi de Macapá e o Elite Bar, do pioneiro João Assis; na foto, da esquerda para a direita, jogadores do Remo e do Paysandú se confraternizam, a saber, em pé: Pennafort (Macaco), Palitinho, Ubirajara (Birinha) e Airton; agachados: Rami Anaice, Pantaleão Oliveira, Orlando Tôrres e Geraldo Bezerra, dono da EQUIPAR. 
Desse registro faleceram, Airton, popular ‘Zé Buchinha’, Ubirajara, popular ‘Cachorro Magro’ e Rami Anaice; estão ainda entre nós: Pennafort, popular ‘Macaco’, Pantaleão Oliveira, Palitinho, Orlando Torres e Geraldo Bezerra, popular ‘Cabeça’.” (João Silva)
(Fonte: Texto e foto reproduzidos do blog do amigo João Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...