sábado, 11 de maio de 2013

A pedra e a praça Veiga Cabral

Nesta foto, sem data, vemos o saudoso José Maria Franco, na Praça Veiga Cabral, no tempo em que nela havia um "play ground" que foi implantado nos anos 60.
Em primeiro plano, vemos a pedra de manganês, no centro da praça, e ao fundo antigas casas do início do Território do Amapá, na rua Cândido Mendes, além das velhas mangueiras que existiam no local.

Comentário do historiador Nilson Montoril (via e-mail): "Na foto do Zé Maria Franco que publicaste no teu blog, ele se encontrava sobre a calçada que margeia a Rua São José e o antigo estacionamento de "carros de aluguel". Na área em forma de triângulo, guarnecida pela planta "espada de São Jorge", encontra-se erguida a pedra de manganês que o Prefeito Clayton Figueiredo, titular da comuna macapaense na época do governador Arthur Azevedo Henning (1974 a 20/4/1979) mandou pintar de branco(caiar). Por trás do Zé Maria, próximo a Avenida Presidente Vargas ficavam vários brinquedos. O velho campo de futebol já havia sido deletado dessa imagem da cidade de Macapá. Na Rua Cândido Mendes de Almeida vemos, imponente no meio da via pública, uma avineira cujas raízes perto da calçada da praça impediam a passagem de veículos. Na esquina da Cândido Mendes com a Presidente Vargas estava localizada a casa do "Tio Joãozinho Picanço(João Batista de Azevedo Picanço. Geminadas, a partir desse imóvel existiram 3 residências de tradicionais famílias macapaenses. O chalé apartado delas pertenceu aos meus tios Jacy Barata Jucá e Alice de Araujo Jucá. Em frente a avineira demorava o comércio do senhor Naftaly Mayr Bemerguy, cidadão de origem marroquina e membro da comunidade israelita local. Você lembra muito bem desse tempo. O José Maria Franco, já falecido foi meu contemporâneo da Casa dos Padres, do Colégio Amapaense, esporte e do Tiro de Guerra 130 e um dos meus melhores amigos." Nilson Montoril.
(Acervo fotográfico da família Franco, compartilhado com o Porta-Retrato pela leitora Miranilde Souza).
(Última atualização em 13/05/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FOTO MEMÓRIA – PIONEIROS DO AMAPÁ

Médico e amigo Leão Zagury envia, do Rio de Janeiro , para o blog Porta-Retrato-Macapá , mais uma rara relíquia de seu baú de lembranças! Na...