domingo, 22 de setembro de 2013

Casais Pioneiros do Amapá

Mais duas fotos raras do álbum de relíquias do Sr. Emanuel Tarcilo Duarte Moraes, primeiro administrador do Aeroporto de Macapá.
A qualidade da imagem está um pouco prejudicada pelo tempo. Mas, segundo informações de dona Maria Tereza dos Santos Moraes, viúva de Emanuel, o casal é o Dr. Odilardo Gonçalves da Silva e esposa, no aeroporto da Panair do Brasil, em Macapá. 
Ele foi prefeito de Macapá no período de julho de 1944 a maio de 1945. 
Pode-se reconhecer ao fundo o casarão da Estação Telegráfica da Panair do Brasil que foi erguido no aeroporto de Macapá, durante a segunda Guerra Mundial.
Nesta segunda foto, em primeiro plano, o casal Sr. João Vieira de Assis e sua esposa dona Ninita (irmã da professora Guita), na metade dos anos 40, ao que parece na frente da cidade de Macapá, na beira do Rio Amazonas.
Seu João Assis era dono do Elite Bar, um movimentado estabelecimento, que ficava situado na Av. Presidente Vargas com a Rua São José, no início do Território Federal do Amapá.
Dona Tereza dos Santos Moraes, hoje com 85 anos, mora com um dos filhos, em Belém do Pará.

Fotos gentilmente compartilhadas pelo amigo Raimundo Wilson, filho de Emanuel Tarcilo Duarte Moraes.

Um comentário:

  1. Muito interessantes essas fotos, João. Elas nos proporcionam uma viagem, como diriam Milton Nascimento e Fernando Brant, nas asas da Panair, literalmente. Imediatamente passa um filme diante de nossos olhos. É difícil, para nós que lá estivemos, que convivemos e interagimos com esses espaços, não deixarmos de pensar nisso; eles fazem parte de nossas vidas, onde quer que estejamos.

    ResponderExcluir

FOTO MEMÓRIA – PIONEIROS DO AMAPÁ

Médico e amigo Leão Zagury envia, do Rio de Janeiro , para o blog Porta-Retrato-Macapá , mais uma rara relíquia de seu baú de lembranças! Na...