sábado, 21 de setembro de 2013

Dona Leila Coelho - 88 anos bem vividos

Dona Leila Coelho Furtado Dias - filha de Guilhermina Furtado Carneiro e Maximiliano  Edmundo Coelho é natural do Pará, Ilha Caviana, Município de Chaves. Nasceu em 07 de setembro de 1925. Chegou, em Macapá em 1º de maio de 1948, levada por seu cunhado Mário da Silva Melo. Ela conta que estudou em uma escola que funcionava onde é hoje o prédio da Loja Maçônica "Duque de Caxias", na Av. Coriolano Jucá e que foi aluna de Gabriel de Almeida Café. Em 1951 foi levada por sua prima Maria Santos Sales para se empregar na fábrica do Flip Guaraná, dos Irmãos Zagury (Irza Refrigerantes Ltda), lá permanecendo até seu fechamento., nos anos 70. Segundo a amiga Sarah Zagury, que mora no Rio de Janeiro, filha do "seu" Isaac com a Dona Clemência, só quem sabia fazer a fórmula do Flip, - criada pelo médico farmacêutico José Zagury -   eram o pai dela e a Dona Leila, que também eram os provadores do Xarope. Dr. José Zagury, tio da Sarah e irmão mais velho de Isaac.

Depois do fechamento da fábrica, Dona Leila ficou em casa com a família, até se casar com o Sr. Casemiro Lino Dias, seu colega de emprego, que estava viúvo da primeira esposa. 
Após a morte de seu Casemiro, Dona Leila continua residindo com as filhas em Macapá, e completou no último 7 de setembro, 88 anos de vida e muitas saudades dos anos tranquilos da Macapá de outrora.

Fonte: (Depoimentos colhidos em conversa com Dona Leila, em junho de 2013, durante nossa estada em Macapá.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA AMAPAENSE - DR. HILDEBERTO CARNEIRO DACRUZ - DELEGADO

Hildeberto Carneiro da Cruz veio ao mundo em 17 de novembro de 1947, na cidade de Belterra/PA . Após concluir o curso de direito em Belém ,...