quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Heráclides Macedo instalou o Serviço de Alto-Falantes de Macapá

O Serviço de Alto-Falantes de Macapá - considerado o embrião da Rádio Difusora de Macapá - foi fundado na tarde de um domingo, 25 de fevereiro de 1945, na Praça Cap. Augusto Assis de Vasconcelos, (atual Veiga Cabral). 
A programação foi iniciada às 17h com a "Marcha Continental", música que serviu de prefixo musical (trilha sonora) para o Serviço de Alto-Falantes.
Paulo Eleutério Cavalcanti de Albuquerque, (foto acima) jornalista amazonense e Diretor do S.I.P., fez a apresentação dos equipamentos.
S.I.P. era o Serviço de Imprensa e Propaganda montado por Janary Nunes (primeiro governador do Amapá), para divulgar o programa de ação e desenvolvimento do governo territorial.

Heráclides Viana Macedo, em foto enviada de Belém do Pará, em 23 de junho de 1944, ao colega e amigo Duarte Moraes. Heráclides era técnico de rádio da Panair do Brasil (viação aérea da época), e foi quem instalou o Serviço de Alto-Falantes de Macapá, que foi o embrião da Rádio Difusora de Macapá.
A aparelhagem sonora foi instalada - num um estúdio provisório, no prédio da antiga Intendência - por Heráclides Viana Macedo,(foto) técnico de rádio da Panair do Brasil (empresa de viação aérea da época).
De lá era irradiado o som amplificado por dois possantes alto-falantes, tipo corneta, localizados na Praça da Matriz (antigo Largo de São Sebastião ou Largo da Matriz)e na Praça Barão do Rio Branco (antigo largo de São José),respectivamente.
A Rádio Difusora de Macapá só foi inaugurada, um ano depois, em 11 de setembro de 1946, no prédio próprio na rua Cândido Mendes.
Foto gentilmente compartilhada por Raimundo Wilson, filho de Emanuel Tarcilo Duarte Moraes, funcionário da Panair do Brasil e primeiro administrador do aeroporto de Macapá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...