quinta-feira, 20 de março de 2014

Tenente José Alves Pessoa - "O Anjo Cor-de-Rosa"

Há 111 anos - em 20 de março de 1903 - nascia em Natal, Rio Grande do Norte, José Alves Pessoa, um cidadão que se identificou profundamente com as aspirações do povo brasileiro, notadamente o amapaense. Iniciou sua vida militar em 1923, ingressando na Escola de Sargentos de Infantaria do Exército Brasileiro. Em Recife, tomou parte na Revolução de 1930, sendo, nesta ocasião, elevado ao posto de segundo-tenente. Também participou da Revolução Constitucionalista de São Paulo, em 1932, integrando tropas legais. Neste mesmo ano, com um grupo de amigos escoteiros, empreendeu uma caminhada até São Paulo em comemoração ao 1º Centenário da Independência do Brasil. Tenente Pessoa serviu em diversos pontos da Amazônia e, em 1942, foi designado para servir no 3º Batalhão de Fronteiras sediado em Clevelândia do Norte, no rio Oiapoque. Lá se encontrava quando, a 13/9/1943, foi criado o Território Federal do Amapá.Reformado em 1944, com a patente de Primeiro-tenente. Em 1947, foi para Macapá atendendo convite do governador Janary Gentil Nunes, sob as ordens do qual serviu em Clevelândia.
Iniciou suas atividades dirigindo o Tiro de Guerra nº 130. No decorrer dos anos exerceu várias atividades de alta importância. 
Foi dedicado aos esportes... (foto acima
...à Maçonaria, inclusive como um dos fundadores das Lojas Duque de Caxias e Acácia do Norte e a outras iniciativas. Em 1964, por não concordar com os abusos praticados por seus colegas de farda foi punido e dado como morto para o Exército. Em 1979, estando em vigor a Lei de Anistia, a esposa do Tenente Pessoa, Sra. Valentina Costa Pessoa passou a receber a pensão a qual tinha direito. 
Em 1972, para comemorar a passagem dos 150 anos da Independência do Brasil, ele caminhou do Oiapoque ao Chuí(foto acima), numa prova incontestável do amor que sempre nutriu por seu país. Nem isso fez as Forças Armadas anularem o estigma lançado sobre o "velho engrena", cujo slogan era:"Guerra é Guerra". 
Com o despontar do bloco de sujos "A Banda", Tenente Pessoa, um dos seus organizadores, decidiu desfilar o tempo todo vestido de "anjo cor-de-rosa" (foto acima), com asas e tudo que um anjo de candura tem. De seu casamento com Dona Vali nasceram os filhos José Ribamar Pessoa, Luiz Carlos, Luíza Maria e Tânia Mercedes. (Nilson Montoril)
José Alves Pessoa faleceu no dia 22 de outubro de 1979.

Fonte: Texto, e fotos das reuniões Nilson Montoril, via Facebook, adaptado e atualizado para o Porta-Retrato.

Demais fotos do arquivo do Porta-Retrato, gentilmente cedidas pela familia Pessoa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE > PROFESSORA MARIA CAVALCANTE DE AZEVEDO PICANÇO (In memoriam)

A professora Maria Cavalcante , assim como outras docentes, chegou a Macapá no início do Território Federal do Amapá . Em reconhecimento ao...